/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Trabalho

Vitrine profissional: veja como usar o TikTok para alavancar a carreira

Os especialistas buscam mostrar, de forma descontraída, que possuem conhecimento em diversas áreas e têm conquistado o público na web

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Montagem / Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O TikTok, que era conhecida apenas como uma plataforma de dancinhas, conquistou espaço como uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. Além disso, o dispositivo também é utilizado para profissionais que desejam dar mais visibilidade à carreira, independente da área de atuação. 

No ambiente online, é comum encontrar perfis de médicos, advogados, nutricionistas, entre outros. 

Os especialistas buscam mostrar, de forma descontraída, seus conhecimentos usando exemplos do dia a dia, principalmente os que repercutem ou viralizam. A partir disso, acabam virando referência para o público e conquistam mais clientes. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Um dos grandes exemplos do TikTok é a advogada criminalista de Cachoeiro de Itapemirim, Fayda Belo. Dedicada à defesa de minorias, ela começou a gravar para a "rede das dancinhas" em março de 2021. Após ver um vídeo de preconceito contra minorias, resolveu agir. 

Foto: Divulgação/Acervo Pessoal
Fayda Belo é advogada
"Durante o caos da pandemia, os fóruns fecharam as portas e fiquei com tempo ocioso. Foi algo inesperado, quando meu primeiro vídeo viralizou, percebi que poderia usar conhecimento para explicar o Direito para as pessoas", contou. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com jeito mais simples de explicar os principais assuntos do mundo jurídico, começou a ser chamada de "Annalise Keating brasileira", uma referência à personagem de direito criminalista da série norte-americana "How to Get Away with Murder". 

"Ensino todo mundo a andar na regra, alguns vídeos parecem aulas explicando uma matéria. Explicar o mundo do Direito não infringe nenhuma norma, pelo contrário, a gente cumpre a meta da advocacia que é entregar esse direito necessário para a população de maneira mais humanizada", ressalva. 

LEIA TAMBÉM: Confira nove dicas para tornar a reunião online mais produtiva

Questionada sobre os "haters" da internet, Fayda garante que não possui muitas críticas em seus vídeos. Entretanto, coloca "sobre uma mesa" e analisa o teor das falas. "Se observar que são vazios, você ignora, se vai ajudar ou agregar algo, você reflete. Não bloqueio ninguém, pois somos individuais e plurais". 

Veja vídeo da especialista: 

"Foi uma grande surpresa", diz médica que viralizou 

A médica ginecologista Karoline Landgraf é uma das inúmeras profissionais que usa a rede para mostrar um pouco da sua especialidade e passar conhecimento para muitas mulheres. 

Entretanto, ela comenta que o seu início na rede aconteceu de maneira inesperada., quando no ano de 2021, contratou uma rede de marketing e começou a explorar o Reels no Instagram. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"O TikTok começava e também criei uma conta lá, mas deixava os vídeos privados e só postava no Instagram, mas um dia eu publiquei sem querer também no TikTok", conta. 

Foto: Divulgação/Acervo Pessoal

No dia seguinte, quando abriu a conta, a médica se espantou ao deparar com mais de 180 mil visualizações no vídeo. 

"Foi uma grande surpresa e depois disso, comecei a publicar cada vez mais, elaborando mais os conteúdos e comecei a crescer. Em quatro meses a conta já tinha 1 milhão de seguidores", revela a médica. 

A especialista narra que geralmente posta sobre as queixas, dúvidas e questões mais "em alta" no consultório. "Alguns casos são as chamadas de 'vulvites', além das vaginoses. Pois muitas mulheres acham que nunca vão se livrar das doenças e tento passar calma. Também falo muito sobre métodos contraceptivos e novas tecnologias do mercado", descreve. 

Mesmo com o grande sucesso, a profissional ressalta que é existente uma grande restrição do Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre o que pode ser publicado ou não. "Eu tenho uma advogada que está sempre de olho, não é tudo que pode ser mostrado nos vídeos". 

LEIA TAMBÉM: Currículo no ChatGPT? Inteligência artificial muda processo de seleção

Como principais conselhos que a médica dá para os profissionais que desejam começar a publicar vídeos nas redes sociais estão: o TikTok é a principal extensão do ambiente de trabalho. "Temos que tratar tudo com muita ética e respeito".

Veja vídeo da especialista: 

"Conseguimos expandir os conteúdos", diz CEO 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com o CEO da Heach RH e membro da Sociedade Americana de RH, Elcio Teixeira, até pouco tempo apenas era presente o currículo como forma de "propaganda de imagem" do candidato. "Com as redes sociais, conseguimos expandir os conteúdos, mostrar conhecimento sobre os assuntos que pretendemos alcançar os clientes", demonstra. 

Ele também ressalta que as redes sociais podem gerar cicatrizes sociais e algumas publicações ficam para sempre na internet. "Em um vídeo malfeito, mesmo que a pessoa apague e acredite que não terá mais consequências, ele pode viralizar e ficar eternamente na rede", disse. 

Alguns cuidados ao utilizar a plataforma

Além disso, Elcio Teixeira também destaca alguns cuidados e conselhos que são necessários para os profissionais que desejam se aventurar no mundo do TikTok. 

"Deve-se principalmente ter cuidado com o tipo de assunto que será tratado, observar questões polêmicas que podem gerar 'cancelamento'. Além de ter muita atenção com vídeos que viralizam por serem bons, mas também por serem ruins", descreve. 

Dicas para usar o TikTok de forma profissional 

- Ter cuidado com assuntos polêmicos: alguns temas como futebol, religião e política podem acabar gerando duplo sentido e refletir aspectos negativos junto à audiência; 
- Evitar termos preconceituosos e que possam gerar duplo sentido; 
- Ter uma comunicação mais direta e neutra;
- Cenário e posicionamento importam:
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
cuidado com a imagem que deseja passar para os seus possíveis clientes. "Quando realizamos reuniões e entrevistas online, analisamos se a casa está arrumada, como ele está se vestindo", afirma Elcio Teixeira. 
- Manter a linguagem formal e na norma padrão.

LEIA TAMBÉM: Aprenda 9 dicas para conquistar uma promoção no trabalho

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.