Especialista dá dicas de como preparar currículo para processos seletivos com IA
A tecnologia é usada, majoritariamente, no primeiro passo: filtragem dos currículos
Atenção, candidatos! Já existem empresas que realizam algumas etapas do processo seletivo utilizando Inteligência Artificial (IA). A tecnologia é usada, majoritariamente, no primeiro passo: filtragem dos currículos.
O início do ano é um momento decisivo para muitos profissionais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, e os candidatos com currículos que não são tão atrativos para essas IAs podem ficar para trás.
Leia também:
> Semana começa com 2.511 vagas de emprego na Grande Vitória
> Abertas 40 vagas para trabalhar no Aeroporto de Vitória com salário de até R$ 9 mil
> Sesa abre processos seletivos para médicos e outros profissionais
Ao Folha Vitória, o CEO da Heach RH, Elcio Paulo Teixeira, separou dicas valiosas para quem precisa preparar o currículo para disputar uma vaga de emprego em processos seletivos que usam a IA para fazer triagem e recrutamento.
"A maioria das empresas já usam ATS, que é um sistema de rastreamento de candidatos. Ele é utilizado para gerenciar e automatizar os processos de recrutamento e seleção. Funciona como um “filtro” inicial, ajudando a organizar e avaliar os currículos recebidos de forma mais eficiente. Por isso, os currículos precisam estar atraentes para essas máquinas", contou.
1. Personalize seu currículo para ser eficaz com IA e humanos
Palavras-chave: leia a descrição da vaga e insira palavras específicas relacionadas às exigências no seu currículo (ex.: “gestão de projetos”, “vendas B2B”). Isso ajuda a passar pelos filtros automatizados e atrai atenção de recrutadores.
Destaque conquistas concretas:além de atender a IA, use resultados mensuráveis (ex.: “aumentei as vendas em 30%”). Recrutadores humanos valorizam dados claros.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Design simples: utilize um formato limpo que funcione bem tanto para sistemas de rastreamento (ATS) quanto para uma leitura rápida. Evite imagens, gráficos ou fontes extravagantes.
2. Treine para as entrevistas com IA e recrutadores humanos
Prepare-se para entrevistas automatizadas: fale claramente e organize suas respostas para IA que analisam expressões faciais, tom de voz e linguagem corporal. Mantenha contato visual direto com a câmera. Simule entrevistas com ferramentas de feedback baseadas em IA.
Conecte-se emocionalmente com humanos: se passar pela IA, a etapa humana será crucial. Mostre empatia, colaboração e flexibilidade, habilidades que são difíceis de automatizar.
3. Qualifique-se para vagas alinhadas ao mercado e IA
Adapte-se às tendências: faça cursos que as IA identificam como diferenciais (ex.: certificações técnicas ou idiomas).
Inclua “habilidades do futuro” no currículo: soft skills (criatividade, liderança) e hard skills digitais (análise de dados, ferramentas específicas) são priorizadas por algoritmos e valorizadas por pessoas.
4. Equilibre sua pegada digital para IA e humanos
Mantenha perfis atualizados: IA rastreia informações no LinkedIn e redes sociais. Certifique-se de que os dados estejam completos, profissionais e coerentes.
Interaja online de forma profissional: recrutadores verificam sua atividade para avaliar engajamento e credibilidade.
Proteja dados pessoais: IA pode acessar mais do que você imagina, então ajuste a privacidade das suas redes.
>> Siga o Folha Vitória no LinkedIn e fique por dentro das vagas de emprego abertas
5. Crie uma estratégia de networking aliada à tecnologia
Aproveite as recomendações do LinkedIn: IA sugere conexões e vagas. Personalize mensagens ao entrar em contato com pessoas da sua área.
Participe de eventos e fóruns online: interaja com profissionais da área. O LinkedIn e outras redes priorizam perfis ativos nas sugestões para recrutadores.
Combine online com offline: encontre oportunidades para transformar conexões virtuais em encontros reais, como eventos presenciais ou entrevistas.
6. Seja estratégico ao buscar vagas
Entenda os algoritmos de busca de emprego: use plataformas como LinkedIn, Glassdoor e Indeed para identificar tendências de vagas.
Aplique filtros inteligentes para refinar os resultados: ative notificações personalizadas: Configure alertas para receber vagas alinhadas ao seu perfil em tempo real.
Inscreva-se rapidamente: IA prioriza candidatos que aplicam logo após as vagas serem postadas.
7. Reforce as conexões humanas dentro do processo tecnológico
Siga a empresa nas redes sociais: Interaja com o conteúdo e envie mensagens personalizadas após candidatar-se.
Busque recomendações internas: Muitos sistemas de IA priorizam candidatos indicados por funcionários atuais.
8. Prepare-se emocionalmente para o filtro misto
Ajuste expectativas:nem sempre um currículo bem feito é suficiente para vencer a IA. Use rejeições como aprendizado para ajustar palavras-chave ou formatos.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
Confie no processo humano: lembre-se de que, ao final, são pessoas que escolhem quem será contratado. Mostre autenticidade.