Julho Laranja e o aparelho ortodôntico para crianças
Campanha visa conscientizar a população e, principalmente, os pais sobre a importância dos cuidados ortodônticos ainda na infância.
Um sorriso bonito e saudável é um cartão de visitas e pode ajudar nos relacionamentos afetivos e profissionais ao longo da vida. Por isso, cada vez mais pessoas de diferentes faixas etárias estão apostando no aparelho ortodôntico para consertar a posição dos dentes. E, com o intuito de mostrar que quanto mais cedo ele for utilizado, melhor, foi criada a campanha Julho Laranja.
Segundo a cirurgiã dentista Ana Cláudia Migliorini (CRO-ES 3744), do Centro Odontológico Betel (COB), o objetivo é conscientizar a população e, principalmente, os pais sobre a importância dos cuidados ortodônticos precoces, ainda na infância, para que a criança cresça com dentes bonitos e saudáveis. “O ideal é que a primeira consulta com o ortodontista seja feita por volta dos 5 ou 6 anos de idade”, afirma.
Durante a primeira consulta com o especialista, será possível detectar se a criança apresenta oclusões, ou seja, posicionamentos dos dentes e dos ossos maxilares. Essas complicações têm origem genética ou pelo uso de chupetas e mamadeiras. Elas podem causar dentes tortos, problemas para mastigar e até para respirar.
“Com o uso do aparelho ortodôntico já na infância, o tratamento para esses problemas começa desde cedo e pode evitar cirurgias no futuro. Com o avanço da Odontologia, o procedimento pode ser realizado mesmo se a criança estiver na fase de dentição mista, isto é, com dentes de leite e permanentes”, explica a mestre e doutoranda em Odontologia, Ana Cláudia Migliorini.
O tratamento ortodôntico também pode oferecer mais qualidade de vida para criança. “Dentes não alinhados prejudicam a dicção e atrapalham a mastigação. O uso do aparelho pode possibilitar melhoras na comunicação, na nutrição, já que corrige a mordida, e também na autoestima”, ressalta a cirurgiã dentista.
Telefone: (27) 3030-9248