/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Trabalhar aos domingos pode aumentar nível de estresse, afirma psicóloga

No mundo todo, 30% dos trabalhadores ocupados sofrem com transtornos mentais e comportamentais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O trabalho aos domingos pode levar ao aumento do nível de estresse e predispor o trabalhador a doenças, segundo a psicóloga Camila Soares, especialista em psicologia organizacional e diretora-executiva do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional Recriar.

“A falta de respeito a esse tempo de descanso vai gerar um alto nível de estresse, que provoca a somatização, ou seja, se manifesta fisicamente na forma de dores de cabeça, musculares e pressão alta, que pode levar a doenças cardíacas”.

Por sua vez, Tatiane Paschoal, doutora em psicologia social, do trabalho e das organizações pela Universidade de Brasília (UnB), pondera que o impacto dessa mudança na saúde depende de como a empresa vai negociar essa questão e quais recompensas o funcionário terá. “Se isso significar falta de descanso, de tempo com a família e sobrecarga, o resultado para o trabalhador será negativo. Mas, não necessariamente essa medida gera uma condição pior”, avalia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em maio deste ano, a síndrome de burnout foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado de “um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito".

Com informações do Portal R7!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.