/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Vacinação contra sarampo nos shoppings da Grande Vitória no fim de semana

Vacinação ocorrerá no local, devido o aumento do fluxo de pessoas nos shoppings, para as compras de natal

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
A vacinação será oferecida para pessoas com idade entre 1 e 49 anos. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O verão está chegando e no período de férias muitas pessoas viajam para outros estados do Brasil e também para o exterior. Além disso, o Espírito Santo recebe muitos turistas. Por isso, devido à identificação de casos confirmados de sarampo em 11 estados brasileiros e com o objetivo de manter o estado livre da circulação do vírus do sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz um alerta: mantenha a caderneta de vacinação atualizada.

Devido ao aumento no fluxo de pessoas nos shoppings, para as compras de natal, no próximo sábado (22) e domingo (23), os municípios de Cariacica, Vila Velha e Serra farão uma ação conjunta de vacinação contra o sarampo. A ação conta com apoio da Sesa e faz parte da programação do Plano Verão de Enfrentamento do Sarampo e terá como público-alvo pessoas de 1 a 49 anos de idades.

Dados 

- No Espírito Santo, não há registro de casos confirmados de sarampo, nos últimos cinco anos.

- No Brasil, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, já foram confirmados, neste ano, 10.262 casos de sarampo, com 12 óbitos.

Sarampo

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.

Para proteção contra o sarampo deve ser feita a vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as pessoas de 1 a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo, sendo que, de 1 a 29 anos é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral é o suficiente. “A pessoa que não é vacinada com a tríplice viral ou está com o esquema vacinal incompleto deve procurar um serviço de vacinação para completar a caderneta de vacinação e garantir a sua proteção e a dos seus familiares”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo.

Programação

Cariacica:
Data: 22/12 (sábado)
Horário: 10h às 21h30
Local: Shopping Moxuara - Avenida Mario Gurgel, 5353 - São Francisco

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Vila Velha:
Data: 22/12 (sábado) e 23/12 (domingo)
Horário: 10h às 21h
Local: Shopping Boulevard - Av. Jones dos Santos Neves, 5000 - Itaparica

Data: 22/12 (sábado) e 23/12 (domingo)
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Praia da Costa - Av. Dr. Olívio Lira, 353 - Praia da Costa

Serra:
Data: 22/12 (sábado)
Horário: 10h às 21h
Local: Shopping Montserrat - Avenida Eldes Scherrer Souza, 2162 - Colina de Laranjeiras

É importante levar a caderneta de vacinação. Caso não tenha a caderneta, deve levar o documento de identificação.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.