/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Câncer de pele é o mais comum no Brasil

O País registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Approach
Prevenção é a melhor arma contra a doença. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O mês de dezembro é sinônimo de férias, praia, sol, piscina e mar, mas muitos ainda se esquecem de associar o mais essencial a essa época tão boa: a proteção solar. O Brasil registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), e esse índice tem crescido a cada ano, totalizando 33% de todos os diagnósticos de câncer do país.

A radiação solar envelhece prematuramente a pele, causando rugas finas e profundas, manchas e textura áspera. “Devemos nos proteger da radiação, pois, quanto mais nos expomos, mais riscos corremos. É claro que tomar sol é importante por conta da vitamina D, mas não devemos exagerar. 15 a 20 minutos já são suficientes para absorver o que precisamos”, explica Rafaela Caruso, dermatologista da Cia da consulta.

A exposição constante ao sol resulta em queimaduras, que causam alterações celulares e elevam as chances de tumores pré-cancerosos e de cânceres de pele, sendo recomendado também evitar o uso de bronzeadores artificiais. A ida ao dermatologista é essencial para identificar alterações na pele, podendo precaver a doença e mudar alguns hábitos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além de toda a proteção, os pacientes precisam se atentar à sua genética. "É comum a doença desencadear nas pessoas que possuem histórico com antecedentes na família, dobrando as chances para quem possui pele mais clara, especialmente aquelas que queimam, mas não bronzeiam”, finaliza Rafaela.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.