/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Onda de calor no ES: saiba os riscos para a saúde e como se proteger

Manter o corpo hidratado, evitar a prática de exercícios nos horários mais quentes, usar protetor solar e buscar locais com sombra ajudam a evitar o mal-estar

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Freepik @LipikStockMedia
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma forte onda de calor vem atingindo o Espírito Santo nos últimos dias e, pelo visto, a semana promete ser novamente de temperaturas muito altas. Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo alerta, desta vez, de grande perigo. A previsão é de que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média até o fim da semana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Diante disso, é importante adotar alguns cuidados para evitar quadros de tontura, náuseas, dor de cabeça e até mesmo vômitos, desencadeados pelo calorão. É também preciso ficar atento ao fato de que o calor extremo tem maior impacto sobre bebês, crianças, idosos e pessoas em situação de rua.

Ao ficarem expostas a uma temperatura elevada, podem sentir as consequências com mais intensidade que as outras pessoas. 

Exposição prolongada ao calor intenso

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ficar muito tempo exposto ao calor muito forte pode acarretar uma série de riscos para a saúde, desde desconfortos considerados mais leves chegando até mesmo a  condições médicas mais severas.

Bem mais que o desconforto em si, as altas temperaturas podem levar a exaustão térmica e a desidratação, por exemplo. Pessoas com condições médicas pré-existentes, além dos idosos e crianças pequenas, são especialmente vulneráveis.

Como se proteger das altas temperaturas

- Hidratação: é fundamental manter-se muito bem hidratado.Evite bebidas com cafeína ou álcool, que podem contribuir para a desidratação;

- Roupas adequadas: prefira usar roupas leves, de cores claras e tecidos naturais e respiráveis, como o algodão, para ajudar na regulação da temperatura corporal;

- Proteção Solar: use protetor solar para evitar danos causados pelos raios ultravioleta. Não se esqueça de reaplicar ao longo do dia. Chapéus e bonés também ajudam a proteger o rosto do sol forte;

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

- Evite exposição prolongada: procure evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. Caso seja necessário sair, procure sombras e locais frescos;

- Mantenha o corpo refrescado: tome banhos frios, use ventiladores ou ar condicionado para manter um ambiente fresco em casa.

Foto: Divulgação

Alimentação saudável e corpo hidratado

Além de manter-se hidratado, é fundamental manter uma alimentação adequada para não passar mal em dias muito quentes. O ideal é comer frutas ricas em água e verduras. Evite frituras, alimentos industrializados e ultraprocessados, também. Veja algumas dicas do comer:

FRUTAS

1. Laranja,

2. Maçã;

3. Morango;

4. Abacaxi;

5. Melancia;

6. Melão.

VERDURAS

1. Espinafre;

2. Brócolis;

3. Taioba;

Água de coco e carnes magras, como peixe e frango, também são uma ótima pedida em épocas assim.

LEIA TAMBÉM: Alerta vermelho: ES recebe aviso de grande perigo devido à onda de calor


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.