/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Até queimaduras! Misturar produtos químicos para limpeza faz mal? Médico explica perigos

Alergista destaca riscos à saúde e razões pelas quais nunca se deve realizar alquimias caseiras; conheça as recomendações

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Freepik
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um aumento de 23% nos casos de intoxicação em adultos, por mau uso de produtos de limpeza. Foram mais de 1.500 casos, entre janeiro e abril de 2020, comparado com o ano anterior.

Na internet existem muitas as fontes duvidosas compartilhando mitos e receitas acessíveis financeiramente, com promessas milagrosas para extrair manchas, odores, ou deixar pisos e superfícies limpos em minutos.

“O risco de misturar produtos de limpeza é de eles reagirem e haver uma liberação de gases irritantes”, explica Alexandre Okamori, especialista em Alergologia e Imunologia Clínica pelo São Cristóvão Saúde e Membro da European Respiratory Society (ERS).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre os possíveis sinais de intoxicação, o médico destaca:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Crises de tosse;
Falta de ar e chiado;
Coceira na pele;
Sintomas de coriza;
Espirros;
Obstrução nasal, em pacientes alérgicos.

“Além disso, se a pessoa for alérgica a algum componente desses produtos, pode ter uma reação de pele ao contato ou até queimaduras”, sinaliza o alergista.

Outro fator é que, dependendo da mistura realizada, os componentes podem até mesmo causar explosões, colocando pessoas e suas residências em risco.

Armazenamento

Também é comum pessoas guardarem esses produtos clandestinos em embalagens inadequadas, como em potes de alimentos, garrafas de refrigerante, de leite ou shampoo.

Para isso, além de jamais realizar misturas por conta própria, é preciso ler atentamente os rótulos e embalagens dos produtos, para seguir recomendações dos fabricantes.

LEIA TAMBÉM: Ar-condicionado ou climatizador de ar? Saiba qual é o melhor aparelho para o verão: “Bom e barato”

No site Pode Misturar, é possível verificar se substâncias químicas são seguras de se misturar. Porém, vale ressaltar: esses produtos não são testados por profissionais e sua potência pode ser prejudicada, anulando o efeito desejado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em caso de suspeita de intoxicação química, ou qualquer exposição a produtos de limpeza, deve-se buscar atendimento imediato. Afinal, nenhuma limpeza vale tanto quanto a saúde.

Óleo de peroba é produto de limpeza de casa milagroso?

Foto: Reprodução/Instagram/Montagem FV

De quanto em quanto tempo você lava o banheiro da sua casa?

Essa dica que viralizou na internet promete que o banheiro vai ficar tão limpo, que você poderá ficar sem lavar ele por um mês.

Segundo o vídeo, além do cômodo não ficar amarelo, ele fica cheiroso e muito limpo. "Meu vaso sanitário estava todo amarelado no fundo, ficando sujo muito rápido. Mas, graças a essa dica, isso não irá mais acontecer", disse o autor.

Primeiro, pegue um recipiente para fazer a mistura e coloque 2 colheres de sopa de óleo de peroba.

Depois, use detergente. Na dica, a pessoa usou apenas 100 ml.

LEIA TAMBÉM: Alecrim é bom? Saiba para que serve a planta e os benefícios à saúde

Em seguida, coloque 5 colheres de sopa de álcool e 3 colheres de sopa de vinagre de álcool.

Por fim, jogue 1 colher de sopa de bicarbonato e misture tudo muito bem.

Depois de misturar, é só pegar aqueles recipientes de detergente vazios e passar toda a mistura para o pote.

E está pronto, pode aplicar a mistura. É só pegar uma escova sanitária e esfregar todo o fundo do vaso. Veja:

Nos comentários da publicação, algumas pessoas duvidaram da dica.

"1X por mês? Gente, esse banheiro deve feder mais que banheiro de rodoviária... aí não dá", disse uma. "Eu fiz, não vi nada diferente de tudo que faço, mais o cheiro do óleo de Peroba deixa um cheiro maravilhoso", contou outra.

"Não é mais fácil água sanitária e detergente?", comentou uma internauta. "Água sanitária não pode misturar com outros produtos", respondeu outra.

LEIA TAMBÉM: Como? Calor extremo e baixa umidade podem agravar olho seco. Veja sintomas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Galera, cuidado com essas receitas! Nunca misture vinagre com bicarbonato, faz uma reação química e você inala isto. Se continuarem fazendo essas receitinhas que tiraram do c#, vão acabar com a saúde debilitada rapidinho", recomendou uma pessoa.

"É verdade mesmo! Um dia fui fazer bicarbonato com vinagre e álcool e quase desmaiei dentro do banheiro, passei o dia todo respirando o cheiro forte nas minhas narinas. Não faço nunca mais", disse outra.

Funciona? "Vassoura mágica" para limpar cabelo e tirar pelo do chão viraliza

Foto: REPRODUÇÃO/TIKTOK/@CELIOJRGOMES

Uma mulher deu uma dica superútil e viralizou nas redes sociais. Ela mostrou que, para limpar cabelos e pelos do chão da casa, basta usar uma vassoura.

A indicação consiste em colocar uma simples fita adesiva nas cerdas. A gravação já alcançou milhões de visualizações e curtidas.

LEIA TAMBÉM: Taioba: saiba benefícios da planta rica em ferro e vitaminas: "Remédio natural"

Os internautas amaram o conselho. "Os pais de husky (siberiano, raça de cachorro) vendo isso", brincou uma. "Quando digo que aprendo muito no TikTok, ninguém acredita", escreveu outra. "Meu Deus, como nunca pensei nisso?", disse mais uma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

"Se tem uma coisa que eu tenho ódio, é de varrer a casa mil vezes e quando for passar o pano ainda estar cheio de cabelo", compartilhou uma quarta pessoa.

LEIA TAMBÉM: Faltou energia? Veja os benefícios e malefícios de tomar banho gelado

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.