/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Cresce número de mulheres retirando prótese de mama por complicações

A decisão de fazer esse procedimento pode ser por fatores de saúde ou por decisão da própria paciente

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Segundo o último levantamento divulgado em dezembro de 2019 pela Sociedade internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2018, o número de cirurgias de aumento de mama no mundo foi de mais de 1 milhão. Só no Brasil, foram mais de 275 mil cirurgias de aumento de mama. 

Apesar do grande número de cirurgia para colocar o implante mamário, um assunto que tem ganhado grandes proporções na mídia é o 'explante de silicone', que é a retirada da prótese de mama. A decisão de fazer esse procedimento pode ser por fatores de saúde ou por decisão da própria paciente.

Foto: Reprodução / Instagram
Blogueira Evelyn Regly após a cirurgia

A blogueira Evelyn Regly, que tem mais de 9 milhões de seguidores, recentemente compartilhou a decisão da retirada da prótese. Evelyn teve complicações na cirurgia de implante de silicone das mamas. De acordo com ela, houve um erro médico, o que fez a cicatriz da cirurgia ficar aberta por 9 meses. "Foram 9 meses com seio aberto, correndo risco de infecção. Inúmeras idas a emergência e a médicos, como mastologista, infectologista. Fui do sonho ao pesadelo," disse ela em rede social.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, Evelyn também revelou que teve vários sintomas da síndrome de ASIA (doença do silicone). Pensando em conscientizar outras mulheres, a blogueira fez um vídeo falando sobre o assunto.

Para o médico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional ES, Ariosto Santos, a "doença do silicone" apesar de existir, é rara. De acordo com ele, a síndrome é autoimune. Os sintomas são:

- Alteração de humor;
- Queda de cabelo;
- Unha quebradiça;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Cansaço e até mesmo depressão.

Ainda de acordo com o médico, o diagnóstico ainda é confuso. Houve casos de mulheres com queixa da 'doença do silicone' e mesmo após a retirada da prótese, continuaram a ter os sintomas. Por este motivo, não há um diagnóstico preciso de que esses sintomas sejam apenas provocados pela prótese de silicone.

Foto: Reprodução/Pexels

A maior parte dos explantes são por motivos de estética. De acordo com Ariosto, com o passar dos anos essas pacientes acabam tendo mudanças no corpo, o que as levam a mudar o tamanho da prótese ou fazendo a retirada optando pela mamoplastia, que é uma cirurgia plástica que transforma e modifica o formato das mamas, tornando mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo, sem o uso da prótese mamária.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Outro fator que leva uma paciente a fazer a retirada da prótese é a contratura. O médico explica que ela ocorre quando o corpo não se adapta bem ao produto inserido. Com isso, o organismo cria uma cicatriz (uma forma de cápsula) em volta do silicone como defesa e as vezes acaba tendo uma rejeição, deixando os seios doloridos e até mesmo mudando a assimetria dos seios. Segundo ele, a contratura acontece em 2 a 3% dos casos e geralmente a prótese é trocada. Mas eles faz um alerta. Quando se tem a contratura capsular por repetição, a paciente deve tirar as próteses. Para esses casos, é indicado a mamoplastia.

A ruptura da prótese também é outro fator da retirada do implante. Geralmente acontecem ou por acidente, ou até mesmo por defeito de fabricação.

A prótese mamária pode interferir na mamografia e nos exames de mama, atrasando um diagnóstico de câncer de mama?

A orientação é que se coloque a prótese por debaixo do músculo para facilitar a visão do médico durante a realização do exame de mama. Porém, de acordo com Ariosto, para as mulheres que já colocaram a prótese por cima, existe a ressonância magnética, que ajuda na investigação, e mesmo tendo o implante, não interfere no diagnóstico.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.