/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Síndrome Miofascial: dor muscular é o principal motivo da procura por atendimento médico

A dor está frequentemente associada à presença de um ou mais pontos dolorosos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Movimentos repetitivos, pancadas, má postura e até excesso de exercícios podem desencadear a síndrome miofascial. Uma dor muscular que se manifesta quando um ponto específico do corpo é pressionado. O problema é a causa mais frequente de dor musculoesquelética que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), representa o principal motivo da procura por atendimento médico pela população mundial.

De acordo com o especialista em dor crônica André Félix, a dor está frequentemente associada à presença de um ou mais pontos dolorosos. “Esse ponto em particular é chamado de ponto gatilho, um pequeno nódulo nos músculos que, quando apalpado, pode-se sentir um ressalto. A dor pode ser localizada ou disseminada e pode estar ligada a fenômenos motores, sensoriais e autonômicos”, explica.

O diagnóstico da síndrome é clínico e os pontos-gatilhos são elementos centrais nesse processo, pois são definidos pela presença de um ponto doloroso após o médico apalpar manualmente sobre determinada área de músculo tenso. “Por conta da dor, pode haver a contração muscular. Além disso, é possível perceber a diminuição da mobilidade local e fraqueza muscular (fenômenos motores), dormências e formigamento (sensoriais), vertigens, urgência urinária ou desconforto ao urinar (autonômicos)”, disse o especialista.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em relação aos tratamentos para o problema, Félix comenta que diferentes recursos podem ser utilizados, como medicações, infiltrações nos pontos gatilho, fisioterapia, e, em casos de dor relacionada ao estresse emocional, cabe também a ajuda de um psicólogo. “O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento especializado e multidisciplinar evita que o problema se torne crônico”, alerta o especialista.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.