/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Projetos no SUS garantem mais acesso e melhor atendimento ao paciente

O projeto Lean nas Emergências reduziu em 22% o tempo médio de permanência nos serviços de urgência e emergência

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: EBC

Reduzir os índices de lotação em prontos-socorros e otimizar a gestão de processos com foco n

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

a segurança do paciente em hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil, contribuindo para a melhoria dos resultados clínicos, são alguns dos benefícios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), por meio de projetos executados por cinco hospitais de referência em qualidade médico-hospitalar.

A superlotação nos serviços de urgência e emergência nos hospitais é um problema estrutural que impacta tanto no atendimento aos pacientes quanto na gestão dos recursos, espaços e insumos existentes. Além disso, existem diversas questões que estão diretamente relacionadas com a qualificação de processos assistenciais, administrativos e gerenciais em hospitais do SUS. Assim, surge a necessidade de soluções que promovam mudanças estruturais na cultura e nos processos dessas instituições.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em dez anos de existência do PROADI-SUS, 111 projetos de gestão foram realizados, totalizando mais de 313 mil atendimentos aos pacientes e mais de 48 mil profissionais de saúde capacitados. No atual triênio, 27 projetos de gestão estão sendo executados pelos cinco hospitais membros do PROADI-SUS: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Lean nas Emergências: promovendo uma mudança de cultura no SUS

O Lean é uma das metodologias de gestão mais utilizadas no mundo e prioriza a otimização do tempo, recursos, espaços e insumos, além da redução de desperdícios. Dessa forma, o Lean nas Emergências também fortalece a cultura das instituições por meio dos processos que otimizam o dia a dia intra-hospitalar. Para aplicação desse projeto, a equipe do Hospital Sírio-Libanês conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros e especialistas na metodologia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O gestor da iniciativa, Marco Saavedra Bravo, explica o funcionamento da metodologia. “Utilizamos ferramentas de gestão como o próprio Lean, além de protocolo de capacidade plena, daily huddle (reuniões de 10 minutos), estratégias de fluxo, entre outras, por meio das quais conseguimos mensurar o andamento do projeto e obter o resultado esperado que é reduzir a superlotação nos prontos-socorros do país. Além disso, durante a execução, alguns indicadores de gestão são implementados, como o NEDOCS, que mede a superlotação a partir de parâmetros como número de leitos, volume de pacientes e tempo de passagem pela urgência até a alta”, detalha.

Os resultados até o momento são expressivos: foram 59 hospitais impactados nos três ciclos de projeto, que acontecem a cada seis meses. O Hospital Clementino Moura, conhecido como Socorrão II, de São Luís (MA), enfrentava desafios comuns na realidade de muitos hospitais do SUS, com superlotação em seu pronto-socorro, grandes filas, pacientes nos corredores e dificuldade de internação. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Com a participação no ciclo 2, a instituição alcançou uma redução de 74% no indicador de superlotação, além de uma queda de 22% no tempo médio de permanência, que está em média em 7,82 dias. Esses avanços também foram responsáveis por um aumento de 6% no atendimento diário do pronto-socorro.

A Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Sírio-Libanês, Vânia Bezerra, destaca a importância do comprometimento dos profissionais dos hospitais beneficiados para o sucesso da iniciativa, que deve ser implementada em um total de 100 hospitais até o final de 2020 e 200 hospitais na Comunidade Lean nas Emergências. “O engajamento dos gestores e profissionais de saúde dos hospitais do SUS onde o Lean está presente é a chave para que os resultados sejam alcançados. É um trabalho em conjunto” ressalta Vânia.

Reestruturação de Hospitais Públicos: foco na segurança do paciente

Já o projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é focado na otimização da gestão em hospitais do SUS, visando a qualidade e segurança do paciente. Quem explica é Michael Medeiros Coelho, gestor do RHP. “O RHP avalia e intervém em processos assistenciais, administrativos e gerenciais de hospitais públicos e filantrópicos, que são essenciais para que os pacientes sejam atendidos com qualidade e eficiência. Temos avaliação e monitoramento contínuos dos processos, podendo ser considerado o único no âmbito do SUS com essa abrangência” afirma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Ainda de acordo com Michael, outras iniciativas envolvem apoio na implantação de ações focadas na segurança do paciente, suporte na redução de custos e gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais. “Essas ações reduzem os riscos aos pacientes, familiares e colaboradores”, explica.

Esse projeto já foi implementado em 56 hospitais do SUS de todo o Brasil nos últimos dez anos, onde foram capacitados mais de 5.914 profissionais, com uma média de evolução na implantação de processos de melhorias e qualidade de 22% por instituição.

A Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ana Paula Pinho, destaca também o caráter inovador desse projeto. “O escopo do RHP contempla a criação da Ferramenta de Avaliação de Hospitais (FAHosp), que permite o monitoramento dos indicadores, promovendo um apoio estratégico ao Ministério da Saúde” destaca a executiva.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.