/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Alerta: ar condicionado em veículo pode ser prejudicial à saúde

Os microrganismos que ficam presos no filtro do ar e nos dutos podem provocar doenças como a asma, as rinites e as alergias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Contauto
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mesmo na primavera, o clima está seco e quente. Segundo os especialistas essa é uma época ideal para realizar a manutenção e limpeza do ar condicionado do veiculo, que passa a funcionar com mais potência e frequência. Utilizar esse benefício sem a limpeza adequada pode trazer prejuízos à saúde e provocar uma série de alergias e rinites.

O médico generalista Eduardo Barcelos Ribeiro disse que utilizar o ar condicionado sem a devida higienização pode provocar o ressecamento do muco pulmonar. “A mucosa nasal é revestida por cílios que ficam vibrando, eles são responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram no organismo pelo ar respirado, e como há o ressecamento da região, a chance de contrair infecções aumenta”, disse.

A rinite alérgica e a asma também são doenças que podem ser provocadas por esse tipo de exposição. "A inalação de ácaros da poeira, fungos, bactérias e pólens, são os principais fatores desenvolvedores das crises de asma e rinite, que após iniciadas só são contidas com tratamento medicamentoso", disse o médico da Intermed Saúde. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O médico alerta principalmente para aquelas pessoas que costumam transportar idosos e crianças nos seus veículos, pois eles são ainda mais suscetíveis à essas doenças e neles elas evoluem para doenças mais graves com maior agilidade, fazendo uma pneumonia, por exemplo.

A rinite alérgica é uma infecção que acomete a membrana do nariz. É facilmente identificada pela presença de espirros constantes, coriza líquida frequente, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados.

De acordo com o gerente de pós venda de carros, Jovani Gomes, para garantir a saúde e evitar as doenças respiratórias devemos respeitar a orientação do fabricante de realizar a limpeza dos filtros de ar condicionado dos veículos a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses, o próprio sistema de ar condicionado dá sinais de que é necessária a manutenção.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“O mau cheiro é um dos principais sinais que indicam que está na hora de higienizar o ar-condicionado do veículo. Odor desagradável é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos dutos e no filtro pólen do sistema de refrigeração. Sem a limpeza adequada, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do veículo”, disse Jovani. 

A melhor maneira de fazer a manutenção ou a higienização do ar-condicionado automotivo é procurando as autorizadas ou um local de sua confiança. Isso, porque, apesar de parecer ser uma tarefa simples, a perícia e os conhecimentos necessários são muito importantes nesse processo.

A higienização e a troca do filtro pólen costuma custar em média de R$ 180,00 a R$ 250,00 e garantem um veículo com melhor funcionamento.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.