/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Alergias de pele: o que você precisa saber para proteger o seu filho no verão

A dermatite atópica é um exemplo de alergia não contagiosa que atinge 25% das crianças brasileiras

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Pexel
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Para quem sofre com alergias de pele, o verão pode ser um grande vilão. Vermelhidão, coceira e descamação são alguns sintomas que acometem os alérgicos, principalmente as crianças. Dermatites, fito fotodermatoses e brotoejas pioram muito no calor. A dermatite atópica é um exemplo de alergia não contagiosa que atinge 25% das crianças brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Para a pediatra Patricia Rezende apesar da luz solar ajudar a melhorar os sintomas, o suor pode piorá-los.

"O verão exige atenção dos pais, já que as crianças transpiram mais e o suor facilita o ressecamento da pele, logo a coceira característica da doença aparece", explica a médica.

Mas, como tratar as alergias que se manifestam na estação mais quente do ano? Essa e as principais dúvidas sobre o assunto a pediatra esclarece a seguir. Confira. 

Quais alergias são mais comuns no verão?

Além da Dermatite Atópica, é comum termos dermatites de contato, principalmente nas áreas de dobras, como pescoço, ou nas regiões que ficam em contato com a fralda. Podem aparecer "bolinhas vermelhas" que coçam e não são contagiosas. A fito fotodermatose ocorre pelo contato de alimentos cítricos, como limão, laranja e tangerina, e exposição solar. O resultado é um processo inflamatório que pode ocasionar manchas escuras e até queimaduras na pele. Alergias a protetores solares e repelentes também são comuns nessa estação.

Quais são os produtos que mais causam alergias nas crianças?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na hora de escolher produtos para usar em crianças, os pais devem dar preferência aos hipoalergênicos, de modo a reduzir as chances de alergias. Frequentemente elas têm reações alérgicas a perfumes, sabão em pó, amaciantes, protetores solares e repelentes. Quando se manifestam na pele, as alergias costumam causar vermelhidão e coceira.

É verdade que a criança pode ter alergia a fraldas no verão?

Existe uma diferença entre a alergia a fralda, que é bem mais rara, e a dermatite de contato. Principalmente no verão, as crianças podem desenvolver, na região da cintura, bolinhas avermelhadas que podem coçar devido ao contato com a fralda e o suor, mas isso não significando que seja alergia, mas sim uma dermatite.

As famosas brotoejas são um sinal de alergia ou de irritação a um produto?

As brotoejas normalmente aparecem em áreas de dobras, onde a soma do calor com a umidade produz irritação na pele. Não necessariamente isso significa uma reação alérgica a algo.

como tratar as alergias de pele comuns no verão?

O tratamento deve ser avaliado caso a caso com o pediatra da criança, mas algumas medidas preventivas podem ser tomadas. Usar roupas frescas e evitar locais muito quentes e úmidos quando as crianças estiverem em processo inflamatório. Sempre manter a pele hidratada com um hidratante o prescrito pelo pediatra. O ideal é usá-lo após o banho para ter um melhor resultado.

Quando é a hora de correr para o hospital?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Caso a criança apresente sinais de que está com dificuldade para respirar, a boca começar a inchar ou não melhore os sintomas com os remédios que foram prescritos pelo pediatra, é hora de ir para o hospital.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.