Superalimentos que regulam o intestino e melhoram o metabolismo para o verão
Kefir, kombucha, leite vegetal, linhaça e maca peruana estão na lista dos alimentos
O verão está chegando e muitas pessoas começam a se preparar para apresentar uma boa forma na estação mais quente do ano. E mesmo aquelas pessoas que são adeptas a atividades físicas, estão suscetíveis ao desconforto intestinal e podem apresentar dificuldade para evacuar, que está relacionado com uma série de fatores, principalmente alimentares.
Especialistas informam que conhecer os superalimentos que regulam o intestino e melhoram o metabolismo para o verão é uma dica para estar em forma na estação. A nutricionista, Laila Cavatti garante os benefícios dos alimentos e consequentemente a melhora do organismo.
Kefir: é uma bebida fermentada por uma grande população de leveduras e bactérias benéficas, que apresenta sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte. O principal benefício é ajudar na restauração da microbiota intestinal, podendo ser benéfico nos casos de alergias alimentares, ajudar na destoxificação do organismo e auxiliar na perda de peso.
Kombucha: é uma bebida probiótica feita a partir da fermentação de chá preto ou chá verde com açúcar. Apresenta propriedades muito benéficas para a microbiota intestinal, é rico em antioxidantes e fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, é bom para a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, inflamação intestinal e infecção urinária. "Como o açúcar é utilizado apenas como “alimento” para as bactérias, ele acaba não tendo grande impacto na glicemia. De qualquer maneira, não é legal exagerar, especialmente se você tem diabetes ou resistência insulínica. O ideal é tomar de 100 mL a 300 mL por dia, durante todo o dia", explicou a nutricionista Laila Cavatti.
Leite Vegetal: para veganos, intolerantes ou alérgicos aos leites animais, os leites vegetais são grandes aliados para o consumo ou em receitas. Quem tem intolerância ou alergia à lactose, ou ainda outro elemento presente nos leites animais, também pode substituir leites animais pelos vegetais em suas refeições. Uma alternativa aos leites vegetais industrializados é fazê-los em casa. O processo para obter leite de diferentes tipos de grãos e cereais é: deixar o grão ou cereal de molho durante algumas horas, bater com água e coar.
Linhaça: rica em fibras, promove a produção de ácidos graxos de cadeia curta, incentivando a proliferação de bifidobactérias no intestino e auxiliando no controle de índice glicêmico e insulinêmico em portadores de diabetes. Possui ação anti-inflamatória por conter ácido alfa-linoleico, auxiliando em quadros de obesidade, hiperglicemia e doenças autoimunes. Contém ligninas, substância relacionada à prevenção de câncer de mama.
Maca Peruana: Nativa das cordilheiras, a raiz de Maca é considerada um superalimento dos Andes. É capaz de fortalecer as glândulas e nutrir o corpo, estimulando a produção de hormônios. Reconhecida mundialmente por aumentar a resistência e melhorar o desempenho generalizado do organismo, é ideal para praticantes de atividade física, para senhoras em fase de transição hormonal ou para quem quer um estímulo afrodisíaco natural.
Amabile Biancardi é proprietária de um empório de produtos orgânicos e saudáveis e comenta que a procura por esses alimentos se intensifica com a chegada do verão. "Acreditamos que cada vez mais as pessoas estão se convencendo sobre a importância de consumirem alimentos saudáveis em seu dia a dia. Aqui temos essa demanda e buscamos oferecer opções que agregam à alimentação diária".pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
A nutricionista, Laila Cavatti ainda faz um alerta para quem decidiu começar agora o "projeto verão". "Com a chegada do verão, é muito comum as pessoas se preocuparem com o emagrecimento. Essa é uma tendência até por termos um litoral tão extenso. No entanto, é importante se dedicar a uma alimentação saudável durante todo o ano. Além de garantir um corpo mais em dia nessa época, o mais importante: obter uma vida mais saudável sempre".