/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Bebida alcoólica altera memória e faz consumidor querer sempre mais, diz estudo

O estudo revelou que biologicamente a lembrança para quem consome álcool sempre vai ser positiva

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um estudo desenvolvido pela Universidade Brown, nos Estados Unidos, mostra que o álcool altera a memória e faz o consumidor querer sempre mais. 

O objetivo é entender o motivo dessa reação para que, no futuro, medicamentos e terapias possam atuar para auxiliar no tratamento para pessoas com dependência de álcool.

"Ele cria o que chamamos de 'memória de recompensa'. Ainda que a bebida alcoólica tantos efeitos colaterais, como enjoo e ressaca, as pessoas acabam se recordando das sensações positivas geradas pelo consumo. Por isso há a vontade de repetir esse comportamento", explicou a neurocientista e psicóloga Cássia Rodrigues.

A lembrança para quem consome bebida alcoólica sempre vai ser positiva. Isso acontece porque há uma ativação na proteína capaz de reconhecer a dopamina, o que provoca a sensação de bem estar. “Agora os pesquisadores buscam traçar um paralelo contra outras drogas, mas a expectativa é que os resultados sejam muito semelhantes", completou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.