Nova variante da Covid avança na Europa e preocupa autoridades da saúde
Segundo especialistas, a cepa mais contagiosa já foi identificada em 29 países e pode se tornar dominante nos próximos meses
Uma nova variante da Covid-19, chamada XEC, está se espalhando rapidamente pela Europa e pode se tornar a cepa dominante do vírus.
Segundo informações do jornal inglês Daily Mail, a variante foi detectada pela primeira vez em junho deste ano, na Alemanha, e já registrou 1.115 casos em diversos países, como Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Estados Unidos.
Leia também:
> Plano de saúde individual terá reajuste acima do permitido? Entenda proposta da ANS
> Anvisa prorroga proibição sobre uso de produtos à base de fenol
> Como novos medicamentos são incorporados ao SUS
A XEC é uma combinação das variantes KS.1.1 e KP.3.3, causando sintomas similares aos de gripes e resfriados, como febre alta, tosse contínua, perda de olfato e paladar, dores no corpo, fadiga, dor de garganta, congestão nasal, perda de apetite, náuseas e vômitos.
Em alguns casos mais graves, a recuperação pode levar semanas e há a possibilidade de hospitalização.
Helen Wall, médica clínica e diretora de saúde populacional, destacou ao jornal Manchester Evening News sobre o aumento de infecções respiratórias associadas à variante XEC. Ela acredita que a cepa pode se tornar dominante, embora ainda não haja confirmação se realmente é mais transmissível.
Pesquisadores pedem um monitoramento mais rigoroso da nova variante para entender melhor seus efeitos, enquanto alguns especialistas como o professor Francois Balloux, da University College London, afirmam que as vacinas atuais, provenientes da família Ômicron, devem continuar fornecendo uma boa proteção.
*Com informações do Portal R7