/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Vídeos de descompressão de coluna bombam no TikTok. Veja o que dizem especialistas

Fisioterapeuta neurofuncional aponta que, apesar do movimento causar alívio nas pessoas, a coluna é muito complexa; entenda

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Tiktok
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A dor na coluna se tornou uma epidemia e pode ser associada a diversos fatores como esforços repetitivos, má postura ou casos mais graves como hérnia de disco e fraturas.

Nas últimas semanas, o Tiktok ganhou trends sobre descompressão na coluna e diversos vídeos estão bombando. Na maioria deles, o usuário aparece na academia e se pendura em um ferro alongando o corpo para causar uma sensação de alívio muscular.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo a fisioterapeuta neurofuncional pediátrica Adilea Cadete Pedroza, apesar do movimento causar alívio nas pessoas, a coluna é muito complexa. 

"Eu acredito que, para algumas pessoas que falam 'Ah, eu fiz, dá alivio', realmente, eu acredito que dê, mas coluna é uma estrutura muito importante", explica.

LEIA TAMBÉM: Veja como identificar e prevenir o colesterol alto

A fisioterapeuta acredita que esse tipo de movimento em relação à coluna pode prejudicar ou criar outros problemas musculares.

"Esse movimento que eles estão fazendo, essa descompressão, tem que ver se não pode causar uma tensão muscular maior, ou uma tensão no ombro. Depende que como você vai fazer isso, tem que ter um profissional te orientando", disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os fisioterapeutas não recomendam a realização do exercício sem acompanhamento médico. Segundo Adilea, o ideal é procurar um profissional e realizar exames de imagem para verificar se não há problemas maiores na coluna.

"Determinadas pessoas podem apresentar uma hérnia e hérnia é complicada também. Uma descompressão dessa, você faz sozinho ou um profissional, fisioterapeuta, faz na pessoa", disse.

LEIA TAMBÉM: Check-up Saúde: você sabe qual é o segredo para emagrecer com saúde?

Ela apontou que uma descompressão realizada dessa forma, sem acompanhamento profissional, pode trazer complicações na coluna por causa de determinados estágios em que a hérnia de disco se encontra.

"Sempre que for fazer, tem que procurar primeiro o médico, fazer um exame de imagem, procurar um profissional que entenda do assunto, porque às vezes você faz isso por conta própria e acha que tá fazendo uma coisa benéfica e não tá, pode complicar para outro lado", explicou.

LEIA TAMBÉM: Varíola dos macacos: ES não registra novos casos da doença há 7 dias

Fisioterapeuta afirma que o exercício de descompressão na coluna está errado

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na mesma rede social, a fisioterapeuta e instrutora de pilates Mayara Franco realizou um vídeo para explicar sobre o exercício que está bombando. 

Segundo ela, a atividade não é para descomprimir a coluna. "Se fosse, seria a coisa mais fácil tratar a hérnia de disco. Era só fazer, colocar o paciente numa barra e pronto", disse.

Veja o vídeo:

Segundo a fisioterapeuta, para descomprimir a coluna precisa-se afastar as vértebras. "A gente tem a ação da gravidade de cima para baixo. Para gente afastar essas vértebras, precisa de tração da coluna em sentidos opostos", disse.

LEIA TAMBÉM: Nunca teve covid-19? Saiba como os genes podem explicar a imunidade

Mayara afirma que, para distanciar as vértebras, é necessário afastar como se fosse um elástico: puxando de um lado e de outro. "Esse tipo de ação da gravidade não vai ajudar a afastar as vértebras. A gente precisa de uma tração da região cervical e uma tração da região lombar".

O que acontece no exercício feito por usuários do TikTok?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Segundo Mayara, em todo o exercício é possível ver a região da lombar "caindo" e, por isso, dá a sensação de alívio. "Realmente dá, mas porque está alongando o músculo grande dorsal", disse. Ela ainda afirma que durante o exercício também ocorre o alongamento dos músculos escapulares.

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão de Laís Magesky

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.