/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Dia Mundial da Osteoporose: entenda como essa doença pode se tornar epidêmica

O problema afeta principalmente mulheres após a menopausa

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

De acordo o Ortopedista e diretor regional do Estado da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Jorge Kriger, a osteoporose é uma doença que afeta o esqueleto levando a fragilidade óssea e aumentando o risco de fraturas, principalmente, nos quadris e punhos.

Dados apresentados pela International Osteoporosis Foundation mostram que a doença caminha rapidamente para proporções epidêmicas, o que acarretará um enorme encargo para o sistema de saúde, seja ele público ou privado.

A osteoporose afeta ambos os sexos, mas principalmente as mulheres após a menopausa devido à queda da produção do hormônio estrogênio.

Além disso, não tem cura. “Existe o controle medicamentoso que pode ser realizado de várias formas como, por exemplo, a utilização de medicamentos semanal, mensal ou mesmo medicamento injetável anual”. Relata Jorge.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para prevenir a doença é importante ter hábitos saudáveis. “Exercício físico e dieta adequada podem ajudar na prevenção e controle da osteoporose, mas geralmente são utilizados como uma terapia complementar”, relata Kriger.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.