/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Dentista alerta sobre gengivite em grávidas

Uma simples escovação pode levar a uma sensibilidade intensa, causando muito desconforto

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Google
Doença é caracterizada por edemas, alteração da cor da gengiva e sangramento gengival

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O peso aumenta, a barriga cresce e a produção de hormônios também é intensa. A gravidez, sem dúvidas, é um dos momentos que mais trazem mudanças para o corpo da mulher. Durante esse período os cuidados com a saúde devem ser redobrados, além disso, deve-se ter uma atenção especial quanto à saúde bucal. 

Um estudo pulicado em 2015 pela Revista Periodontia revela que gestantes mostraram-se deficientes quanto aos aspectos preventivos e curativos de sua saúde oral e sua relação com a gestação. De acordo com a dentista Catarina Riva, a falta de cuidados pode acarretar em diversos problemas, como a gengivite gravídica. O quadro trata-se de uma inflamação na gengiva bastante comum, mas se não tratada, pode trazer transtornos maiores.

A doença é caracterizada por edemas, alteração da cor da gengiva e sangramento gengival, que pode estar relacionado a deficiências nutricionais e a altos níveis hormonais. “Sabemos que durante a gestação ocorre o aumento do hormônio progesterona, que pode contribuir com o aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos gengivais. Com isso, a região fica mais inchada e suscetível a sangramentos. Esse período de mudanças também pode facilitar o crescimento de algumas bactérias que causam a gengivite”, explica a especialista Catarina.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O problema da gengivite é que uma simples escovação pode levar a uma sensibilidade intensa, causando muito desconforto. Segundo a especialista, o melhor caminho para evitar o problema é a precaução. “Cuidados básicos como higiene correta e uso do fio dental pode evitar que o transtorno apareça. Mas é importante lembrar que a causa da gengivite gravídica pode ser tanto pela má escovação e acúmulo de placa bacteriana ou por conta de alterações hormonais. Esse diagnóstico dever ser feito pelo dentista”.

Quanto ao tratamento da doença, consiste em combater ou reduzir a inflamação gengival até que o problema regrida por completo. “Primeiro fazemos a limpeza, que tem como objetivo retirar todo o tártaro existente. Caso ainda haja necessidade de algo mais profundo, optamos por uma raspagem. O maior problema da gengivite é que ela pode evoluir para uma periodontite e essa requer o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, medicamentos contraindicados para gestantes, pois eles podem prejudicar o bebê”, explica Catarina.

A especialista ressalta que o melhor remédio para a gengivite é a prevenção, o que inclui visitas regulares ao dentista.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.