/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Melatonina pode ajudar na prevenção do câncer de mama

Hormônio regulador do sono tem potencial de retardar o crescimento de tumores na região

Redação Folha Vitória
audima
audima
Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama e a cor rosa faz referências as mulheres. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), com colaboração do Hospital Henry Ford de Detroit, de Michigan, apontou que a melatonina, conhecida como o hormônio regulador do sono, tem potencial de retardar o crescimento dos tumores do câncer de mama. Essa capacidade se deve ao papel que a substância pode desempenhar no controle da formação de novos vasos sanguíneos, a partir da vasculatura já existente do tumor, denominada angiogênese.

A Consultora do Sono, Renata Federighi, explica que a melatonina é produzida naturalmente em resposta à escuridão, sendo uma controladora do sono. “Esse hormônio é responsável por avisar o nosso organismo que está na hora de dormir. É fundamental que os indivíduos durmam sem a interferência da luz para não atrapalhar sua produção e prejudicar a saúde”, acrescenta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Embora a necessidade de horas dormidas seja uma característica individual para que haja um reparo correto das funções do organismo, a média é de sete a oito horas diárias. “Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante a noite, as células precisam repousar completamente para não perder a eficiência e sofrer mutações, que podem ser as causas para o aparecimento de um câncer. As poucas horas de sono também prejudicam o sistema imunológico e favorecem quadros inflamatórios, deixando o corpo mais vulnerável a tumores”, finaliza Renata.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.