Brasil lidera casos de depressão na América Latina
11,5 milhões da população é afetada pela doença que cresce a cada ano
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina afetando 5,8% da população, o que representa um total de 11,5 milhões de brasileiros.
No âmbito global, o número de casos cresceu mais de 18% em dez anos. Com esse avanço rápido, a organização prevê que até 2020 a depressão se torne a doença mais incapacitante do mundo.
Tendo em vista esses números alarmantes, a saúde mental já é considerada uma prioridade para a OMS. Por isso, o data 10 de outubro é considerada o Dia Internacional da Saúde Mental, e visa trazer a público mais informação e combater o preconceito em torno das doenças psicológicas alertando sobre seus efeitos, sintomas e tratamentos.
A psicologa, Rita Calegari da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que a qualidade da saúde mental está relacionada a uma série de fatores do cotidiano e à ações comuns do dia a dia. Segundo Rita, existem comportamentos e atitudes que nos beneficiam a manter a saúde da mente como as atividades físicas, o lazer, a meditação, espiritualidade e cuidar das emoções.
"Cuidar das emoções significa prestar atenção aos nossos sentimentos, prestando atenção a mudanças de humor que podem sugerir algum problema – lembrando que ninguém está feliz e contente o tempo todo- tristeza, desanimo, frustração fazem parte da rotina das pessoas, mas quando se tornam uma constante é preciso avaliar", comentou.
Como a doença se manifesta?
Conforme explica a psicologa, os sintomas citados acima passam a sugerir algum distúrbio quando a intensidade e frequência acometem a maior parte do tempo da pessoa por vários dias consecutivos, impedindo-a de desempenhar suas atividades satisfatoriamente.
"Os sintomas inicialmente identificados mais comuns de que algo não vai bem (sejam as doenças físicas como dores o corpo) são: alergias, problemas digestivos e alterações do sono, apetite e libido", listou.
Existe algum exame para o diagnóstico ou apenas os sintomas evidenciam?
É necessário que um profissional de saúde avalie o caso para concluir o diagnóstico de forma correta. Do contrário, os sintomas podem se agravar. A avaliação pode envolver exames clínicos como o de sangue, por exemplo, para verificar níveis hormonais que interferem no humor, e exames psicológicos (testes projetivos ou psicológicos).
Principais sintomas
Depressão frequentemente apresenta: tristeza, choro, apatia, desanimo, frustração, sentimento de infelicidade, ansiedade, sentimentos de menos valia, alterações apetite, sono, libido.