/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

5 de outubro: Dia Mundial do Sorriso

Um a cada cinco brasileiros com idade entre 25 e 44 anos usam prótese dentária

Redação Folha Vitória
audima
audima
Perda dentária é a segunda questão que mais afeta a qualidade de vida dos brasileiros.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Sorriso. Ter um sorriso saudável e bonito é fundamental para a saúde, além de influenciar na autoestima e na qualidade de vida das pessoas.

Porém muitos brasileiros não se sentem confortáveis em sorrir. Ter vergonha de sorrir ainda é a realidade para a maioria dos 39 milhões de brasileiros que usam próteses dentárias no país. Destes, 1 em cada 5 tem entre 25 e 44 anos.

Uma pesquisa realizada pela Edelman Insights revelou que a perda dentária é a segunda questão que mais afeta a qualidade de vida de brasileiros entre 45 e 70 anos, atrás apenas das dores no corpo.

O estudo “Percepções latino-americanas sobre perda de dentes e autoconfiança” ouviu 600 pessoas entre 45 e 70 anos em quatro países da América Latina, incluindo o Brasil, entre maio e junho deste ano, e constatou que as relações sociais, a autopercepção e a qualidade de vida são muito impactadas pela perda de dentes. Entre os brasileiros, os resultados mostram que 66% consideram que seu sorriso ficou pior, enquanto 54% se sentem menos confiantes para sorrir e gargalhar em público. Ainda, 42% dos entrevistados consideram não viver a vida ao máximo após a perda de dentes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A pesquisa mostra também que o impacto no sorriso tem reflexos na autoestima. 38% dos entrevistados se sentem mais inseguros para ir a festas e eventos sociais; 52% consideram que a perda de dentes deixou a aparência do rosto pior; 43% dos respondentes afirmam que ficou mais difícil namorar e paquerar; e 21% dizem que a condição os impediu de fazer novos amigos.

Para preservar ou restabelecer a saúde dental uma das opções é a reabilitação oral, onde diversos tratamentos podem ser realizados visando melhorar a saúde e também a aparência do paciente, de acordo com cada caso. “O principal objetivo da reabilitação oral é devolver a saúde bucal e a autoestima do paciente”, explica a dentista, Andressa Hirle.

Para o paciente Anderson Rezende o tratamento foi fundamental para devolver sua autoestima. “Eu me sentia triste, envergonhado. Não sorria mais e tinha medo de conversar com as pessoas. Depois do tratamento tudo mudou. A autoestima melhora 100%. Voltei a sorrir, a tirar fotos sorrindo. Agora quero mostrar meu sorriso pra todo mundo e me sinto mais seguro.”, disse Anderson que passou por tratamento de reabilitação oral.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A estrutura bucal é composta pelos dentes, gengiva e ossos. Quando alguma doença danifica algum desses elementos, a saúde fica abalada, sendo necessário um tratamento especializado. “São muitas as causas. A má higiene, por exemplo, pode ocasionar outros problemas de saúde que não envolvem apenas a boca, como endocardite bacteriana, bronquite, pneumonia, infarto e outros, já que as bactérias presentes na boca podem migrar através da corrente sanguínea e afetar outros órgãos”, explica Andressa.

Outra área afetada pela mastigação errada é a digestão, que pode ficar comprometida e causar problemas gastrointestinais. A falta de dentes pode interferir também na fala e na dicção. Outra causa comum é o bruxismo, que prejudica a estrutura bucal e pode chegar ao extremo de quebrar os dentes pela força exercida ao ranger ou apertar.

Veja algumas vantagens que a reabilitação oral traz ao paciente

· Recomposição do sorriso;

· Fim das dores e incômodos;

· Melhora da fala e da mastigação;

· Mais autoestima e confiança.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.