Retinoblastoma: saiba tudo sobre tumor ocular mais comum em crianças
Tumor representa cerca de 3% dos casos de câncer infantil, com uma média de 400 casos anuais
O retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância no Brasil, representando cerca de 3% dos casos de câncer infantil, com uma média de 400 casos anuais, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para conscientizar a população, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, celebrado em 18 de setembro, foi estipulado. A data busca alertar sobre esse câncer ocular raro e agressivo, que afeta principalmente bebês e crianças.
LEIA TAMBÉM:
>> Diabetes não é causado por vermes, reforçam entidades de saúde: 'Completo absurdo'
>> Queridinhos e não cirúrgicos: tratamentos prometem deixar a pele mais jovem
>> Fenol: uso de substância em clínicas de Vitória será intensificada
A oftalmologista Flávia Sardenberg, do Centro Capixaba de Olhos (CCOlhos), explica que o tumor se origina nas células da retina e pode estar presente ao nascimento ou surgir nos primeiros anos de vida. O diagnóstico precoce é essencial, aumentando as chances de cura para mais de 90% dos casos.
Sinais de alerta: Entre os principais sintomas estão a leucocoria, conhecida como “olho de gato”, visível em fotos com flash; estrabismo; globo ocular maior; e sensibilidade à luz. Exames como o Teste do Reflexo Vermelho (teste do olhinho) ajudam a identificar a doença nos primeiros meses de vida.
A conscientização dos pais e o acompanhamento médico regular são fundamentais para a detecção precoce e tratamento adequado.