/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Onda de calor no ES: 5 dicas para você se proteger em dias quentes

Manter o corpo hidratado, evitar a prática de exercícios nos horários mais quentes, usar protetor solar e buscar locais com sombra ajudam a evitar o mal-estar

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Freepik @prostooleh
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Espírito Santo vem enfrentando nos últimos meses um longo período de estiagem e consequentemente, seca, devido a escassez de chuvas. A primavera mal começou e a previsão já aponta para uma nova onda de calor que começou a se formar em todo o Brasil. 

No Espírito Santo, inclusive, de acordo com o Climatempo, a temperatura na região Sul deve ficar até até 5 °C acima da média. Nos municípios da região Centro e Norte, os termômetros devem registrar temperaturas entre 1 °C e 2,5 °C acima da média.

>> Concentração de profissionais cria "desertos" de saúde no interior do ES

>> Cigarro eletrônico pode causar bruximo? Veja sintomas e tratamentos

>> Quer dormir bem? 5 dicas essenciais para garantir um sono perfeito

Diante disso, é fundamental adotar alguns cuidados para evitar quadros de tontura, náuseas, dor de cabeça e até mesmo vômitos, desencadeados pelo calorão. Bebês, crianças, idosos e pessoas em situação de rua costumam ser as mais afetadas pelas oscilações de temperatura.

Ao ficarem expostas aos dias mais quentes, por exemplo, podem sentir as consequências com mais intensidade que as outras pessoas.

Exposição prolongada ao calor

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ficar muito tempo exposto ao calor muito forte pode acarretar uma série de riscos para a saúde, desde desconfortos considerados mais leves chegando até mesmo a condições médicas mais severas.

Bem mais que o desconforto em si, dias quentes podem levar a chamada exaustão térmica e a desidratação, por exemplo. Pessoas com condições médicas pré-existentes, além dos idosos e crianças pequenas, são especialmente vulneráveis.

Carregando...

Evite a desidratação

Primeiramente, evite a exposição solar no período de 10h às 16h. Mantenha o corpo hidratado adequadamente. O ideal é consumir água e no caso de sucos naturais, sem o uso de açúcar.

As roupas folgadas, de tecidos claros e sem ser sintéticos são os ideais para os dias de calor. Eles facilitam a transpiração, mantendo a temperatura do corpo equilibrada. Chapéus e bonés são bons aliados no quesito proteção. 

Manter a casa arejada, bem ventilada durante o dia é outra dica importante. Principalmente nos horários em que a concentração de calor é maior. Caso opte por ligar o ar-condicionado, fique atento a manutenção dos filtros que devem estar em dia para evitar quadros de alergia.

Foto: Reprodução/Freepik @Racool_studio

O que comer em dias quentes

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Além de manter-se hidratado, em um ambiente bem ventilado e fresco, é fundamental adotar uma alimentação adequada para não passar mal em dias quentes. 

O ideal é comer frutas ricas em água e verduras. Evite frituras, alimentos industrializados e ultraprocessados, também. Veja algumas dicas:

FRUTAS

1. Laranja,
2. Maçã;
3. Morango;
4. Abacaxi;
5. Melancia;
6. Melão.

VERDURAS

1. Espinafre;
2. Brócolis;
3. Taioba.

Água de coco e carnes magras, como peixe e frango, também são uma ótima pedida em épocas assim.





/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.