"Marcha Atópica": evento traz conscientização sobre doenças alérgicas
O evento irá ocorrer no domingo, dia 15, e corrida terá início às 7h com largada no bairro Mata da Praia, em Vitória
A terceira edição do movimento "Marcha Atópica" ocorrerá em Vitória e tem o propósito de dar visibilidade a pessoas com doenças atópicas. O evento irá ocorrer no domingo, dia 15, e terá início às 7h. Esta edição já conta com mais de 150 participantes inscritos. A largada será dada no bairro Mata da Praia.
Será a primeira vez que o evento será realizado fora do seu lugar de base, que é Belo Horizonte. O movimento possui parceria com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Espírito Santo (ASBAI-ES). Para participar, é preciso realizar a inscrição pelo aplicativo do Sympla.
LEIA TAMBÉM:
Justiça mantém justa causa de trabalhador demitido por assediar colega no ES
Governador do ES: acordo de R$ 100 bi sobre Mariana sai até o final do ano
Lotofácil da Independência: saiba quais os números mais sorteados e veja como apostar
A marcha será gratuita e aberta para aqueles que são pacientes portadores das doenças, acompanhantes de pacientes, médicos, acompanhantes de médicos e demais profissionais da área da saúde.
O evento terá início às 7h em frente ao restaurante Maho Gastrobar, no bairro da Mata da Praia. Ao chegarem no local, os participantes farão um aquecimento antes da corrida e depois será dada a largada para a caminhada e corrida. A participação na corrida é opcional.
Após o retorno, os participantes irão receber medalhas pela participação e depois haverá um pronunciamento feito pelos convidados que são apoiadores da causa. A marcha se encerra às 10h30.
A proposta da marcha é aumentar a visibilidade de pessoas que lidam com problemas crônicos de saúde e com doenças atópicas como Dermatite Atópica, Asma Grave, Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal e Esofagite Eosinofílica.
Sobre a Marcha Atópica
O movimento foi criado em 2021 pela Atópicos Brasil, uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundada em 2021, Mario Cavaca, Jules Cobretti, André Fialho e Eduardo Horta.
A organização defende um mundo melhor onde os portadores de doenças alérgicas, oncológicas e doenças raras, possam ser reconhecidos, acolhidos, sendo guiados na chamada Jornada do Paciente.
A Atópicos já realizou duas edições em Belo Horizonte. Atualmente, mais de 600 participantes estão envolvidos no movimento.
Em novembro, a marcha ainda irá passar por Florianópolis e Salvador e a expectativa é que São Paulo e Rio de Janeiro sejam os próximos a receberem o movimento no primeiro semestre de 2025
Para essa edição, contamos com a parceria estabelecida com nossa querida “madrinha” Camila Nogueira, da Filho Alérgico Mãe Surtada. Camila está nessa estrada desde 2020, após anos de convivência e aprendizado no dia a dia com pacientes alérgicos.
"Acreditamos que juntos podemos impactar positivamente mais e mais pessoas de todo Brasil, em especial Vitória no Espírito Santo. A mãe amada da Juju construiu uma linda história a partir de uma situação caseira, onde precisava lidar com a multifacetada alergia que a sua filhinha apresentava, bem como a Asma Grave. E ela venceu. Com muita determinação foi atrás, sendo exemplo para todos. Hoje, a Filho Alérgico Mãe Surtada é referência nacional em informações sobre alergias anafiláticas. E juntos somos mais!", contou Camila Nogueira, madrinha do evento.