/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Acorda com nariz e rosto inchado? Veja truque da "rinoplastia natural" para fazer em casa

Conheça as causas do inchaço no rosto durante a manhã. Especialistas apresentam dicas para reduzir ou eliminar esse desconforto; confira

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Freepik

Já não aguenta mais acordar com o nariz inchado?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma influencer de beleza, moda e estilo de vida viralizou nas redes sociais com uma dica infalível para "afinar" o nariz durante a noite e acordar com ele desinchado.

A jovem usa apenas um esparadrapo e uma tesourinha. De acordo com ela, o médico ensinou o truque após sua rinoplastia, mas ela continuou fazendo.

A blogueira vai cortando e colando pequenos pedaços de esparadrapo ao longo do nariz. Depois, ela ainda coloca uma segunda camada de fitas para ficar bem firme.

"Eu durmo assim e no outro dia o nariz acorda super desinchado", finalizou.

Mas, não é só nariz que fica inchado, não é mesmo?

Para algumas pessoas, o rosto amanhece parecendo uma bola de futebol, ou pior: de basquete!

São inúmeros os motivos para que isso aconteça. Porém, também são diversas as formas para reduzir ou eliminar esse desconforto.

A dermatologista Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga, afirma ao Saúde em Dia que o inchaço matinal tem várias causas.

“Durante o sono, o sistema linfático fica mais lento e, sendo ele o responsável pela absorção de líquido das células, há uma predisposição para esse inchaço. Mas os gatilhos mais importantes estão na dieta rica em sódio, no consumo de bebidas alcoólicas, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”, explica a médica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para Mônica, desregulações da tireoide também tem relação com esse tipo de inchaço, porque a glândula produz um hormônio que regula o metabolismo e a temperatura corporal.

“Se estiver produzindo muito pouco, as alterações metabólicas podem fazer com que aumente o inchaço também”, afirma. Nesse caso, a dermatologista aconselha procurar um especialista para prescrever a medicação correta.

Ao Saúde em Dia, Ludmila Bonelli – cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle – explica que os edemas também tê relação com a inflamação da pele produzida pelo cortisol, hormônio de estresse.

“Quanto mais esse hormônio é produzido, mais ele agride a estrutura da pele, e maior é o edema. A região da área dos olhos, por ter estrutura um pouco mais fina, quando liberamos cortisol por estresse, com dificuldade de sono, muito trabalho, plantões, é bastante afetada, pois tudo isso compromete a sua estrutura pela inflamação produzida”, destaca Ludmila.

COMO EVITAR

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

1. Beba mais água e coma mais vegetais. “Ingerir mais vegetais, e beber bastante água ao longo do dia são as melhores maneiras de combater as causas do inchaço. Água de coco e chá-verde também são opções”, explica a médica ao Saúde em Dia. Para ter melhores resultados, também é importante consumir menos sódio.

2. Lave o rosto com água fria. Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva-doce. Isso ajuda a diminuir o edema.

3. Use água termal. Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. 

“Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele. Além disso, ela é rica em oligoelementos, sais minerais que ajudam a conferir melhor equilíbrio hídrico, com ação fitodrenante complementar”, comenta Mônica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

4. Realize uma massagem facial. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

5. Mude a posição de dormir. Deitar de bruços ou de lado é como “amassar” o rosto, favorecendo o inchaço matinal. 

“Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. Isso também ajuda a não marcar tanto o rosto, o que tem relação com o aparecimento de rugas”, afirma a dermatologista Mônica Aribi.

6. No skincare, tente extratos de algas. Alguns extratos de algas marinhas atuam como estimulante metabólico, o que ajuda a melhorar a produção de energia celular, ajudando contra o inchaço. Mas também invista em produtos que tenham ação contra edemas: é o caso daqueles que contam com ativos descongestionantes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

7. Aplique um creme com cafeína na área dos olhos. “Todas as dicas e truques acima podem ajudar, mas considere um creme para os olhos à base de cafeína também. Isso porque a cafeína contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço como resultado”, explica a médica.

8. Lembre-se da Vitamina C e protetor solar. “Internamente, a Vitamina C trabalha para conferir ação tópica antioxidante, com diminuição de enzimas que degradam o colágeno, o que é particularmente importante se o motivo do inchaço for a dieta”, diz Mônica. “O protetor solar deve ser usado diariamente para evitar danos à pele”.

9. Faça exercícios físicos. “Os exercícios não apenas aumentam a frequência cardíaca, o que melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, a própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos”, expõe Mônica. 

Aline ainda ressalta que se exercitar também ajuda com o controle do peso. “Quilos extras colocam mais pressão sobre o coração e reduzem o fluxo sanguíneo em todo o corpo, predispondo problemas de inchaço”, afirma a médica cirurgiã vascular.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

10. Fique de olho na quantidade de água. Beber água é bom para resolver e também para evitar o problema. Por isso, certifique-se de consumir pelo menos 2L de água por dia – e aumente a ingestão caso necessário.

11. Cuidado com o açúcar e o sal extra na dieta. “Consumir mais produtos enlatados, em conserva, processados e ultraprocessados, que são ricos em sódio, pode ser um perigo. Esses alimentos também podem ser mais potencialmente inflamatórios, ricos em açúcar, carboidratos simples e gordura ruim. Fique de olho também em sucos de caixinha e produtos light, diet e zero, que também têm muito sódio na composição”, explica Mônica ao Saúde em Dia.

12. Não dê chance ao álcool. “O álcool afeta qualquer membrana, mucosa, do pâncreas e fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, retira todo o fluido da pele. Essa desidratação pode se traduzir também em inchaço facial, principalmente na região dos olhos”, diz a dermatologista.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

13. Remova a maquiagem antes de dormir. “A inflamação na pele piora o inchaço e dormir com maquiagem contribuirá para isso. Se o problema for persistente, a investigação médica hormonal será necessária”, destaca Mônica.

Portanto, se o problema não for resolvido com essas mudanças, é melhor procurar um médico para investigar um desequilíbrio hormonal.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.