/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Pó de café, açúcar e limão: veja os riscos de incluir alimentos na rotina de cuidados com a pele

Os alimentos em pó ou grãos, usados para esfoliar a pele, podem, na verdade, ferir o tecido e provocar infecções. Já o limão, pode estimular a produção de melanina quando entra em contato com a luz do sol e provocar manchas

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A nova moda das redes: o termo skincare ganhou a internet e tem virado assunto entre as mais antenadas nos cuidados com a pele. A rotina de procedimentos estéticos envolve limpeza, hidratação, tonificação, entre outros, sendo, quase todos, feitos em casa. 

Mas será que cuidar da pele sozinha é realmente indicado para todas? Segundo o médico dermatologista Rafael Soares, não. 

“Nem tudo que faz bem para uma pessoa, faz bem para outra, necessariamente. Além disso, produtos aparentemente inofensivos podem causar danos à saúde da pele”, alerta. Um dos principais riscos é, segundo o especialista, o uso de produtos sem indicação e orientação profissional. 

“A regra de não se automedicar também vale para a dermatologia. Às vezes, um sabonete que uma celebridade usa não é recomendado para o seu tipo de pele, assim como produto para clareamento, tratamento de acne, etc. Tudo deve ser indicado e acompanhado por um profissional”, comenta.

Usar alimentos na rotina de skincare pode ser arriscado

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Outro erro comum das pessoas é usar alimentos nos procedimentos estéticos. O dermatologista afirma que, ainda que seja um produto benéfico à saúde, quando usado na pele, pode oferecer riscos.

“Muitas pessoas usam pó de café, açúcar, limão e outros alimentos, acreditando que eles fazem bem à pele, sendo que, na verdade, eles podem causar efeito contrário ao esperado”, afirma. 

“Os alimentos em pó ou grãos, usados na maioria das vezes para esfoliar a pele, podem, na verdade, ferir o tecido e provocar infecções. Já o limão, por possuir uma substância chamada fotossensibilizadora, pode estimular a produção de melanina quando entra em contato com a luz do sol e provocar manchas”, pontua.

Por fim, o especialista reforça a necessidade de buscar ajuda profissional e sempre ser cauteloso na hora de seguir as dicas dadas pela internet. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
“Muitas influencers estão ganhando dinheiro para oferecer um produto, faz parte do trabalho delas. Mas devemos lembrar que, muitas vezes, nem elas mesmas usam aquilo que divulgam”, finaliza.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.