/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Você sabia que a frequência urinária pode ser um dos sintomas do coronavírus?

Pesquisadores apontam que aqueles que já apresentam prognóstico de doenças renais, podem apresentar complicações referentes a covid-19

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Recentemente, um estudo publicado pela Revista Europeia de Urologia apresentou mais um indício para as pessoas ficarem alertas: Além dos sintomas mais conhecidos, como, por exemplo, tosse seca, febre, falta de ar, coriza, dor de garganta, perda de olfato-paladar e cansaço, o aumento da frequência urinária entrou para a lista dos sintomas que podem indicar a contaminação. De acordo com o estudo, o aumento da frequência urinária pode ser desencadeado pela cistite.

Segundo o urologista Marcos Dall'Oglio, que também é professor de Medicina da USP, a cistite é infecção causada por fungo ou bactéria que atinge a bexiga. "Pacientes infectados pela covid-19 podem desencadear uma inflamação sistêmica, inclusive na bexiga provocando uma cistite viral. Desta maneira, o agente infeccioso compromete o revestimento celular do sistema urinário provocando sintomas irritativos. Nestes casos, o principal sintoma é o aumento da frequência urinária e isto deve ser acompanhado e monitorado porque há relatos de ocorrência de sepse urinária", explica o urologista.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Apesar de a maioria dos casos ser de infecção leve e atingir os pulmões, existem pacientes que apresentam diagnósticos graves e complicações em outros sistemas, podendo ser cardiovasculares, nervoso, digestivo e urinário.

O estudo da Revista Europeia identificou que a frequência urinária atrelada a infecção pelo coronavírus independe de lesão renal prévia, ou seja, o paciente pode ou não ter apresentado complicações no órgão anteriormente. Mas, alerta que casos severos da covid-19 estão ligados a um maior risco de insuficiência renal aguda e pode acontecer, com mais frequência, naqueles que já têm condições pré-existentes que comprometem o trato urinário.

"Pacientes infectados podem apresentar alguma repercussão sobre o aparelho urinário, um dos sinais mais preocupantes é a presença de sangue na urina, conhecido como hematúria. A hematúria ocorre principalmente naqueles com alguma condição pré-existente e pode se relacionar ao crescimento da próstata ou a tumores das vias urinárias. Importante ressaltar que nesses casos de sangramento, deve ser realizada investigação mais criteriosa", afirma Dall'Oglio.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Por conta da descoberta desse novo sintoma e, também, porque muitos pacientes renais estão adiando consultas e exames por causa das medidas de distanciamento social e o medo de contaminação, é esperado por muitos médicos, inclusive pelo Dr. Marcos Dall'Oglio que a demanda por cuidados e tratamentos renais aumentem depois da pandemia, pois a doença não pode esperar.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.