/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

UTI: especialização do local favorece tratamento e recuperação do paciente

Equipe multidisciplinar, equipamentos de ponta e atendimento personalizado ajudam pacientes a terem uma recuperação mais rápida e eficaz

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Pacientes em Unidades de Terapia Intensiva são monitorados 24 horas por dia. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Ver um ente querido, um amigo, ou mesmo estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma situação temida pela grande maioria das pessoas. Afinal, o local é destinado, principalmente, para tratar pacientes em estado grave ou de risco. Contudo, o que muita gente não sabe é que a UTI faz com que o paciente se recupere muito mais rápido, além de oferecer vigilância 24 horas por dia. 

A artesã, Neuza Fernandes Barros, 69, por exemplo, passou por um transplante de coração e precisou ficar internada na unidade duas vezes. A primeira, por questões de cuidados necessários no pós-transplante, na segunda, por precaução, devido alterações em exames. Mas, ela sabe que isso é necessário: "A gente sente vontade de voltar logo para casa, mas é importante ficar em observação", disse. 

O otimismo na recuperação após os cuidados da UTI é comemorado pelo filho da artesã. "Quando sairmos daqui, vou levá-la no calçadão para dar uma caminhada e beber uma água de coco, ajudá-la a voltar para a normalidade", contou o contador, Ernani Braga Júnior. 

Foto: TV Vitória
Coordenador das Utis, do Grupo Meridional, Lucas Dornelas.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Você sabe qual é o objetivo de uma Unidade de Terapia Intensiva? O coordenador das Utis, do Grupo Meridional, Lucas Dornelas, diz que dar suporte às funções vitais dos pacientes enquanto eles se recuperam é a principal função, mas que para que todo o tratamento seja feito de uma forma personalizada, às UTI's são classificadas em diferentes categorias para melhor atender o paciente.

Classificação das UTI's 

- Unidades de Terapia Intensiva Geral ou pediátrica;

- UTI Coronariana, que cuida das doenças do coração;

- UTI Neurológica, que trata pacientes com qualquer patologia do sistema nervosa central;

- UTI hepática, que é direcionada para transplantes e problemas no sistema digestivo.

Para o médico cardiologista Lucas Dornelas, o investimento na especialização das UTI's, permite ao paciente uma recuperação mais rápida, com menos sequelas e melhores expectativas de vida. "Quando a gente sub-especializa a unidade, nós temos mais atenção para alguns detalhes que às vezes não são tão valorizados. Além dos médicos, existe por trás toda uma equipe de psicólogos, técnicos, enfermeiros e aparelhos de ponta. Quando a gente especializa a UTI, a gente melhora toda a equipe multidisciplinar, entendendo melhor as limitações dos pacientes e os cuidados, desde uma simples caminhada no corredor da unidade, até sentar em uma cadeira, ou na cama", explicou o médico do Grupo Meridional. 

Dados 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No Espírito Santo, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde, foram autorizadas no ano passado, mais de 22.979 internações em leitos de UTI, e entre janeiro e junho deste ano, 8.958 internações. 

No Brasil cuidados especializados em UTI's apresentam bons resultados 

No país, o Ministério da Saúde tem cuidado para que os pacientes sejam melhor atendidos nas Unidades de Terapia Intensiva públicas. A adoção de novos hábitos e cuidados por pacientes e profissionais de saúde das UTI's de 119 hospitais públicos do Brasil reduziu a ocorrência de infecções hospitalares. 

Ao todo, foram evitadas 1.715 infecções da corrente sanguínea, urinárias e pneumonia. Significa que 558 vidas puderam ser salvas neste período. Esta marca foi alcançada durante um ano e meio de execução do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A meta é reduzir em 50% a incidência de cada uma dessas infecções até 2020.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.