/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Saúde alerta: mulheres devem tomar a vacina contra o sarampo até um mês antes de engravidar

Durante a gestação, a mãe passa anticorpos para o feto através da placenta

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: internet
Se não tomada antes da gravidez, a vacinação contra o sarampo nas gestantes deve ser adiada para o puerpério.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mulheres que desejam engravidar, devem preparar o corpo para a gestação. Além de comer bem, praticar exercícios físicos é importante conferir, no pré-natal, se o cartão de vacinação está em dia. 

Durante a gestação, a mãe passa anticorpos para o feto através da placenta. Mesmo após o nascimento, as substâncias continuam circulando no sangue do bebê, ofertando certa defesa.

Há vacinas que devem ser tomadas antes, durante e depois da gravidez, e outras que precisam ser evitadas, como a vacina contra o sarampo, porque são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher tome todas as doses da vacina até um mês antes de engravidar, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê. Se não tomada antes da gravidez, a vacinação contra o sarampo nas gestantes deve ser adiada para o puerpério.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.