/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Quantas calorias é preciso queimar para perder 1 quilo?

Prática esportiva e plano alimentar ajudam promover o balanço energético negativo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Adobe Stock
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Muita gente prática atividade física cronometrando as calorias perdidas durante o exercício. No pensamento popular, quanto mais calorias se queima, mais gordura corporal é eliminada, resultando no emagrecimento.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

É verdade, mas é preciso ter em mente que a prática esportiva e o plano alimentar devem caminhar juntos. Não adianta potencializar os exercícios e não mudar a alimentação. 

LEIA TAMBÉM: Tem enxaqueca e os analgésicos não tiram mais a dor? Saiba os motivos

Quantas calorias é preciso queimar para perder 1kg?

A nutricionista Cleide Kriger explica que quando conseguimos ingerir menos calorias e aumentar nosso gasto energético com práticas esportivas ou em atividades diárias, promovendo um balanço energético negativo, ocorrerá redução de nosso peso corporal. 

"A recomendação para redução de peso, numa margem de segurança e com orientação do profissional capacitado (nutricionista ou médico da área) gira em torno de 0,5 a 1 qulo por semana, buscando preservar sua massa magra e a saúde de seu organismo", destacou a nutricionista. 
Carregando...

Cálculo de déficit calórico

Em 1 quilo de gordura há 7.700 Kcal. Para redução de 500 gramas (0,5 Kg) de tecido adiposo por semana é preciso reduzir 550 calorias da ingestão alimentar diária. Buscando reduzir 1 quilo de gordura corporal por semana, é necessário reduzir 1.110 calorias de todo o consumo alimentar diário.

"A prática esportiva tornará mais eficiente essa equação, e um plano alimentar prescrito pelo profissional nutricionista respeitando a correta distribuição dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), micronutrientes (vitaminas e minerais) e ingestão hídrica adequada, além das particularidades clinica e alimentar de cada indivíduo, tornará segura e duradoura essa perda de peso/gordura corporal pretendida", finalizou a especialista.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.