/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Obesidade aumenta chance de câncer de mama

Células da mama ficam mais expostas aos estímulos que provocam a multiplicação celular

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Muito mais do que apenas armazenar gordura, o tecido adiposo produz hormônios. Em mulheres obesas ou com sobrepeso e que, ainda, estejam enfrentando o período da pós-menopausa, as chances de desenvolver câncer de mama são maiores. 

Isso porque, de acordo com a oncologista capixaba Carolina Conopca, em um organismo onde, naturalmente, não era para ter nenhum hormônio feminino, o tecido gorduroso continua produzindo o estrogênio. 

“As células da mama, que deveriam estar adormecidas, ficam mais expostas aos estímulos que provocam a multiplicação celular. Ele ativa genes nas células, que estimulam o crescimento do câncer”, explica a especialista. Além disso, o tecido adiposo é inflamatório. “Essa inflamação crônica gera radicais livres que também despertam o desenvolvimento de células malignas” finaliza. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.