/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Você sente dor nos braços com frequência? Sinal aponta para problema grave

Dor que pode parecer inofensiva pode ser um problema na coluna

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Melhor a fazer é buscar a ajuda de um especialista para descobrir a origem da dor.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Sentir desconforto nos membros superiores pode ser um sinal de que algo não vai bem com outra parte do corpo: a coluna. Há problemas cervicais que se espalham para os membros provocando dormência, formigamento e pontadas. Nesses casos, como há diversas causas para o incômodo, o melhor a fazer é buscar a ajuda de um especialista para descobrir a origem da dor.

“Há diferentes patologias que provocam essa reação. Durante a consulta, o médico pode, além do exame clínico, solicitar exames para desenvolver o diagnóstico do problema”, aponta o ortopedista Lourimar Tolêdo.

Causas

Um deles pode ser a radiculopatia cervical, lesão que apresenta como sintomas a perda de força e a dor ou dormência nos braços.

“As causas mais comuns estão relacionadas a doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco cervical e formação de osteófitos, conhecidos como bicos de papagaio. Porém, é preciso investigar se a origem está relacionada a algum tumor, infecção, doenças reumáticas ou sequelas de traumatismos na coluna cervical”, destacou o médico.

Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Esse diagnóstico normalmente é realizado com base na história clínica do paciente e, em alguns casos, com a ajuda de exames como raio x , tomografia e ressonância magnética das costas.

Tratamento e prevenção

A partir da descoberta da origem da patologia, passa a ser possível começar o tratamento clínico, por meio de medicamentos e fisioterapia. Em casos sem resposta a esse tipo de conduta durante 12 semanas, pode ser necessária a realização de infiltrações com medicações e, nos casos mais graves, cirurgias.

Para prevenir a ocorrência desse tipo de problema, o ortopedista ressalta a importância de preservar a coluna. Para isso, ele recomenda ter boa postura, não manter o pescoço flexionado por muito tempo, enquanto usa o celular ou o tablet, por exemplo, além de fazer exercícios regularmente.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.