Especialistas alertam sobre os cuidados com a saúde do bebê em ensaios fotográficos
Temperatura, luz, tempo e conforto são situações que devem ser observados por pais e fotógrafos durante o ensaio
O newborn é um ensaio fotográfico feito com bebês logo nos primeiros dias de vida, entre 5 e 15 dias de nascidos. A técnica registra poses, geralmente em cestos, caixas e também sobre um pufe. Contudo, após um episódio desconfortável que ocorreu em um workshop sobre a técnica demonstrada em um neném, após a cabeça de um bebê tombar durante uma sessão, pediatras e fotógrafos tem relatado sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde do recém nascido para que o momento seja eternizado de maneira positiva, onde a segurança e o conforto do bebê estejam acima de qualquer resultado.
O pediatra, Valentim Sipolatti explica que o recém nascido possui muita flexibilidade e reflexos próprios. Por isso não se pode coloca-lo em superfícies sem segurança lateral. "Já vi vários casos de crianças que caíram e fraturaram o crânio em função de descuido. E isso resulta em sequelas, hemorragias, focos irritativos capazes de gerarem convulsões e no pior das consequências a morte do bebê", declarou o especialista.
O médico ainda explica que ao pegar bebê é exigido técnica, dessa forma, é necessário pega-lo em blocos, mexendo ombro e quadril simultaneamente, quando for virar e desvirar. "Ao levantar e pegar o neném no colo o braço deve ser o apoio da coluna do bebê, o antebraço deve estar acompanhando a coluna vertebral e a mão segurando a cabeça", explicou Sipolatti.
Dicas da especialista
Na Grande Vitória, a fotógrafa Dina Carvalho é especialista em fotografia Newborn e explica que para alcançar um resultado seguro e confortável para o bebê, além de satisfatório para os pais, é preciso estudar a fisiologia do bebê e as fases do sono. “Cada bebê é diferente, com características individuais, eles gostam de ficar da forma em que ficaram no útero, então é preciso entender o que o bebê permite fazer, tomar cuidados com posicionamentos e elevações adequadas", comentou Dina.
A fotógrafa explica que a pose do sapinho é considerada um troféu para fotógrafos que realizam o ensaio, mas que é preciso cuidado, a imagem final é uma fusão de duas poses. “Na primeira, o bebê está com as mãos embaixo da mandíbula, com uma pessoa segurando os braços, já na outra, o suporte é feito no topo da cabeça, já que o bebê não pode ficar sozinho naquela posição por conta do peso”, explicou.