Como cuidar da saúde da pele durante e após a gestação
Na gestação é comum ocorrer o surgimento de manchas, estrias e acne na pele da mulher
As mudanças que acontecem no corpo com o crescimento do bebê transformam todos os sistemas do organismo feminino, cerca de 90% das mulheres sofrem com alterações na pele durante a gestação e essas mudanças podem resultar em hiperpigmentação, manchas, estrias, alterações vasculares, hipertricose e acne.
Mas, alguns cuidados com a saúde da pele ajudam a mulher a cuidar do corpo durante e após a gestação. A biomédica especializada em estética, Jessica Marques explica que atualmente o mercado cosmético oferece muitas opções para as futuras mamães e embora a vida tópica- aplicação de substância direto na pele- seja mais eficaz, algumas substâncias podem ser absorvidas pela pele e podem, até mesmo, alcançar a circulação sistêmica.
"Algumas das opções são óleo de amêndoas, óleo de algodão e ácido hialurônico- o ácido só poder ser aplicado por um profissional especializado e ajuda enrijecer a pele. Para promover hidratação nas áreas de risco de estrias é indicado o uso do óleo de rosa mosqueta. O protetor solar também um grande aliado que previne o surgimento de manchas facial e corporal", explicou Jessica.
A especialista também indica o uso de sabonete com ácido glicólico- até 10%- é seguro e promove um leve clareamento em hiperpigmentações. "Produtos anti estrias também são encontrados na indústria cosmética e a drenagem linfática é uma boa opção para combater o inchaço", comentou.
E a especialista faz um alerta importante: "sempre antes de realizar qualquer procedimento ou uso de um produto cosmético é preciso consultar antes um médico que diagnostique o caso e então libere a gestante para o fazer uso dos produtos, certificando de que não haverá risco algum. Os tratamentos para estrias e manchas devem ser realizados preferencialmente após o desmame", comentou Jessica Marques.