/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Chocolate gourmet consegue aliar prazer e saúde

Alimento com maior quantidade de cacau apresenta compostos antioxidantes e um vasodilatador redutor da pressão arterial

Redação Folha Vitória
audima
audima
O ideal é consumir diariamente entre 20 e 40 gramas de chocolate amargo ou meio amargo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O chocolate é o doce queridinho de milhões de pessoas no mundo e não é por acaso, além de ser saboroso de acordo com os amantes do produto, quando consumido conscientemente e nas proporções ideias, se torna um forte aliado da saúde.

Isso porque, no processo de digestão do cacau, há o estímulo da produção da feniletilamina no corpo. Essa substância causa uma sensação de extremo bem estar, pois é precursora da serotonina, neurotransmissor bastante conhecido como substância química do bem estar.

Mas não é só pelo sabor, os chocolates com maior quantidade de cacau têm substâncias que fazem bem ao organismo. "São compostos antioxidantes, que são os flavonóides e também tem a teobromina, um vasodilatador apontado em estudos como redutor da pressão arterial", explica a nutricionista Anália Abrouch

O ideal é consumir diariamente entre 20 e 40 gramas de chocolate amargo ou meio amargo, o que representam quatro quadrados da barra de chocolate. Essa quantia é o suficiente para trazer um alívio do estresse. 

Na economia

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O Jornal da Record TV, exibiu nesta sexta-feira (14) uma matéria fotográfica com informações a respeito do chocolate e mostrou que o alimento além de fazer bem a saúde, tem transformado a vida dos brasileiros que decidiram investir em um negócio próprio. 

Em apenas quatro anos, aumentou em quase 50% o número de empreendedores que apostaram no negócio de chocolates artesanais. A versão com mais cacau tem conquistado um público cada vez mais fiel, que busca aliar prazer e saúde. 

A chocolateir, Gislaine Galletti deixou o emprego para fazer cursos sobre chocolate na Bélgica. "No chocolate artesanal é possível sentir o sabor do cacau e a presença dos demais componentes de uma forma melhor", explica a especialista.

Os novos negócios com essa iguaria, que é a preferida de nove entre dez brasileiros, geraram cerca de 80 mil empregos, prova de que os consumidores buscam cada vez mais esses produtos elaborados.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os produtos "gourmet" se destacam entre os artesanais, que combinam ingredientes como maçã e mel, queijos franceses, além de ter um percentual maior de cacau.

SAIBA MAIS
Chocolate não é vilão e pode ser consumido diariamente, diz especialista

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.