/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Saiba como utilizar a calculadora de gasto calórico para emagrecer

Para calcular o gasto calórico, usa-se uma fórmula da OMS que multiplica o gasto energético basal pelo fator de atividade levando em consideração diversos fatores

Kayra Miranda

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Para calcular o gasto calórico, usa-se uma fórmula da OMS que multiplica o gasto energético basal pelo fator de atividade que leva em consideração o sexo, peso e idade. 

O gasto calórico é a quantidade total de energia que o corpo utiliza diariamente. Isso inclui a energia necessária para funções básicas, como respirar e manter o coração batendo, bem como a energia gasta em atividades diárias, como limpar a casa, trabalhar ou praticar exercícios físicos.

Para calcular o gasto calórico, utiliza-se uma fórmula desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde. Essa fórmula multiplica o gasto energético das funções básicas do corpo por um fator de atividade, que leva em consideração o sexo, peso, idade e o tipo de atividades realizadas ao longo do dia.

LEIA TAMBÉM:

Quais carnes são melhores para churrasco? Veja opções e como calcular quantidade por pessoa

Qual a diferença entre bidê e ducha higiênica? Veja melhor opção para banheiro

Chá de orégano é um dos melhores do mundo? saiba benefícios e preparo

Conhecer o gasto calórico diário é útil para quem deseja emagrecer, ganhar peso ou manter o peso atual. Com essa informação, um nutricionista pode criar um plano alimentar adequado aos objetivos e ao nível de atividade física da pessoa.

COMO CALCULAR O GASTO CALÓRICO DI´ÁRIO

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para calcular seu gasto calórico diário, insira seus dados na calculadora a seguir. O cálculo é feito utilizando uma fórmula da Organização Mundial de Saúde, que multiplica o gasto energético basal (a energia necessária para manter as funções básicas do corpo) pelo fator de atividade.

 Este fator leva em conta a energia gasta em atividades diárias, como limpar a casa, trabalhar e praticar exercícios físicos.

Carregando...

COMO CALCULAR O GASTO ENERGÉTICO BASAL

O gasto energético basal (GEB) é a quantidade mínima de energia que seu corpo precisa para manter funções vitais em repouso, como respiração, circulação sanguínea e regulação da temperatura. 

COMO UTILIZR AS FORMULAS

Peso: informe seu peso em quilogramas.

Altura: informe sua altura em centímetros.

Idade: informe sua idade em anos.

Depois de calcular o GEB, você pode usá-lo para ajustar suas necessidades energéticas totais com base em seu nível de atividade física diária. Para isso, multiplique o GEB pelo fator de atividade apropriado para obter o gasto calórico total diário.

FATOR DE ATIVIDADE

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O fator de atividade ajusta o cálculo do gasto calórico diário com base no tempo e no tipo de atividades realizadas ao longo do dia. Aqui estão os valores para diferentes níveis de atividade:

Leve: inclui atividades como cozinhar, limpar a casa, cuidar de crianças, trabalhar sentado e caminhar até 1 hora por dia. Utilize um fator de 1,55 para o cálculo.

Moderada: engloba atividades como uma hora diária de corrida, ciclismo, natação ou dança, ou trabalhar em funções que exigem movimentação física, como operário de construção ou garçom. Use um fator de 1,84 para o cálculo.

Intensa: considera atividades como nadar, correr, pedalar ou dançar por 2 horas diárias, ou trabalhar em condições fisicamente exigentes, como em fazendas ou transporte de cargas pesadas. Aplique um fator de 2,2 para o cálculo.

Identificar o fator de atividade é crucial para calcular o gasto calórico diário, pois a quantidade de calorias queimadas varia conforme o nível de atividade e influencia o metabolismo.

DIFERENÇA ENTRE GASTO ENE´RG´´ÉTICO X GASTO CALÓRICO TOTAL

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Gasto energético basal (GEB): é a energia necessária para manter funções básicas do corpo em repouso, como respiração e batimentos cardíacos.

Gasto calórico total: Inclui o GEB mais a energia gasta em atividades diárias, como cozinhar, trabalhar e exercitar-se.

COMO O GASTO CALÓRICO PODE VARIAR

Vários fatores influenciam o gasto calórico, incluindo:

Peso corporal: pessoas com mais peso gastam mais energia realizando as mesmas atividades.

Tipo e duração das atividades: alguém que é sedentário gasta menos energia do que alguém que realiza atividades físicas regularmente.

Condições especiais: gravidez, cirurgias ou desnutrição podem acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico.

IMPORTÂNCIA DE SABER SEU GSTO CALÓRICO

Conhecer o gasto calórico diário é fundamental para quem deseja controlar o peso. Ele ajuda a determinar quantas calorias devem ser consumidas para atingir objetivos específicos, seja para perder, manter ou ganhar peso. Para emagrecer, deve-se consumir menos calorias do que se gasta; para manter o peso, deve-se igualar a ingestão calórica ao gasto; e para ganhar peso, deve-se consumir mais calorias do que se gasta.

LEIA TAMBÉM:

Banco Central comunica mudança no PIX para quem usa no celular

Anvisa baniu shampoo de marca famosa e mandou retirar das prateleiras dos mercado

Quais os tipos de diabetes? Veja os tratamentos e como se prevenir da doença

Dieta da carne e do ovo: emagrece 5 kg em 5 dias; saiba como fazer

A dieta da carne é fundamentada no consumo exclusivo de carne e outras fontes proteicas, como peixes e aves. Além de fornecer proteínas, esses alimentos são ricos em gorduras, atualmente consideradas saudáveis, pois ocorrem naturalmente neles.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Essa dieta se baseia em estudos de diferentes culturas ao redor do mundo, como os esquimós, cuja alimentação é predominantemente carnívora e, ainda assim, apresenta excelentes parâmetros de saúde e longa expectativa de vida. Historiadores também acreditam que, nos primórdios da evolução humana, a dieta era composta apenas pelos animais caçados.

PLANO DE REFEIÇÕES

Desjejum:

Ovos mexidos: prepare de 3 a 5 ovos mexidos, temperando a gosto.

Acompanhamento: adicione 1 banana prata.

Bebida: beba café sem açúcar.

Dicas: mantenha-se hidratado com água até o almoço.

Almoço (12h):

Carne: consuma de 300 a 350 g de carne vermelha, como patinho moído, filé mignon ou alcatra.

Lanche da tarde (15h):

Ovos mexidos: prepare 3 ovos mexidos.

Fruta: coma 1 laranja.

Jantar (19h):

Carne: consuma 300 g de carne vermelha.

Fruta: coma 1 laranja.

ESPECIALISTAS RECOMENDAM

O especialista Rafael Aismoto relata em seu canal que você pode perder até 12kg nessa dieta. Isso porque, quando diminuímos o consumo de carboidrato na alimentação, é promovido a cetose, então o corpo começa a utilizar a gordura como fonte de energia, segundo o especialista. Mas também faz um alerta:

"Como toda dieta muito restritiva, o que vai fácil acaba voltando fácil. Então, são dietas poucos sustentáveis, difíceis de sustentar por um longo período de tempo. A tendência é que quando você volta sua alimentação normal, você gera o efeito rebote."

Por isso é necessário cuidado e atenção ao realizar este tipo de dieta, busque um nutricionista para realiza-la. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.