/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Cidade do ES registra surto de catapora e prefeitura faz bloqueio em escolas

Duas escolas de Mimoso do Sul precisaram passar por um protocolo de bloqueio após a identificação de casos da doença altamente infecciosa

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: sindrome
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um surto de varicela, a catapora, foi identificado em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. Duas escolas da cidade precisaram passar por um protocolo de bloqueio. O anúncio foi feito pela prefeitura na tarde de terça-feira (15).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O secretário municipal de Saúde, Eliedson Morini, explicou que equipes realizam a conferência do cartão vacinal dos alunos da rede pública do município.

"A partir do momento que identificamos o surto, entramos com o protocolo de bloqueio e estamos acompanhando as crianças que estão com catapora. Nós estamos realizando a conferência do cartão de vacinação de todas as crianças que estudam na rede municipal ou estadual", destacou. 

A catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Ele se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica são feridas avermelhadas na pele e coceira.

LEIA TAMBÉM: Gripe em crianças no inverno: saiba como proteger o seu filho

O técnico de Vigilância Epidemiológica de Mimoso do Sul, Thiago Costa Santiliano, alerta que pessoas que apresentam febre, manchas pelo corpo e tiveram contato com indivíduos com catapora devem fazer o isolamento e buscar atendimento nas unidades básicas de saúde. 

"Quem já teve catapora, tem a vacina da varicela ou tetraviral não precisa fazer parte do bloqueio. O surto está sob controle, já conseguimos fazer o bloqueio nas instituições de ensino em áreas que teve casos positivos", destacou.

LEIA TAMBÉM: Beber refrigerante aumenta em 85% o risco de câncer de fígado

Entenda como catapora é transmitida

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A catapora é transmitida por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. 

O período de incubação do vírus, segundo o Ministério da Saúde, é de 4 a 16 dias. A transmissão pode acontecer entre um e dois dias antes do aparecimento das lesões de pele e até seis dias depois.

LEIA TAMBÉM: Tosse persistente pode ser sinal de problemas no coração

Os sintomas da catapora podem aparecer entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Os sinais mais frequentes são:

— manchas vermelhas e bolhas no corpo;
— mal estar;
— cansaço;
— dor de cabeça;
— perda de apetite;
— febre baixa.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.