/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Orlistate: veja o que é substância e como funciona remédio que promete emagrecer

Após febre da injeção Ozempic e chá de banana natural, antigo remédio vendido como Xenical (hoje Lipiblock) altera absorção de gordura e função do instestino; veja riscos, benefício e se pode tomar

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: JESHOOTS.com/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O orlistate, também conhecido no passado pelo nome comercial de Xenical (hoje, um dos mais famosos de marca é o Lipiblock), tem ganhado novamente bastante popularidade como parte do tratamento contra a obesidade. Mas esse medicamento, que auxilia na perda de peso, exige cautela em seu uso.

De maneira simples, o orlistate é responsável por bloquear a absorção de gorduras no intestino, contribuindo, assim, para a redução do peso corporal.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo informações do Terra, costuma-se dizer que ele pode impedir a absorção de cerca de um terço das gorduras presentes na alimentação.

Até o momento, o maior benefício conhecido desse medicamento é seu papel em potencializar os resultados de uma dieta para pessoas com obesidade (índice de massa corporal acima de 30 kg/m²) ou sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9).

LEIA TAMBÉM: Ozempic em comprimido existe? Veja novo remédio para emagrecer após injeção

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No entanto, o medicamento, por si só, não é suficiente, devendo ser combinado com mudanças no estilo de vida para alcançar resultados significativos.

De acordo com o Terra, alguns estudos indicam que, com o uso do orlistate, uma pessoa pode perder em média de 5 a 10 kg ao longo de um ano.

"Esse medicamento causa uma inibição irreversível das lipases (no entanto, após sua suspensão, uma maior quantidade destas lipases são secretadas e sua atividade é, portanto, rapidamente reestabelecida)", explica Paula Pires, endocrinologista e metabologista pela USP. "Assim, evita a absorção de 30% das gorduras ingeridas na dieta, que passam a ser excretadas nas fezes".

LEIA TAMBÉM: Virou febre! Veja como fazer receita do chá da banana que promete emagrecer rápido

O efeito do orlistate acontece no intestino. Ao inibir a ação das lipases, enzimas responsáveis pela digestão da gordura, ele impede que as moléculas de gordura sejam quebradas em pedaços menores e absorvidas pelo organismo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Embora não haja estudos que desaconselhem o uso contínuo desse medicamento, é recomendável o acompanhamento de um médico especializado.

Segundo o Terra, ele não é a solução única para a obesidade ou o sobrepeso, especialmente quando há comorbidades associadas.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"

Além do medicamento, a reeducação alimentar e a prática de exercícios são fundamentais para uma perda de peso saudável e duradoura.

Em relação aos riscos, o orlistate pode provocar efeitos colaterais principalmente ligados ao trato gastrointestinal, como dor no estômago, fezes oleosas e soltas, contrações intestinais intensas, dificuldade no controle dos movimentos intestinais, manchas oleosas em roupas íntimas e flatulência.

LEIA TAMBÉM: Harvard: mulher que bebe refrigerante tem 85% mais riscos de ter câncer

Thaís Mussi, endocrinologista e metabologista da SBEM, afirma que "o medicamento pode interferir na absorção de vitaminas lipossolúveis importantes para o organismo, como as vitaminas A e D".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Além disso, pode alterar o efeito de alguns medicamentos, como anticoagulantes, e piorar os sintomas de pacientes com problemas intestinais", explica a médica.

Quem consome outros medicamentos, como anticoagulantes, deve ser ainda mais atento ao uso do orlistate, pois ele pode afetar sua eficácia.

O mesmo vale para pacientes com problemas intestinais, uma vez que o medicamento pode apresentar complicações. Por esses e outros motivos, o acompanhamento médico é crucial.

LEIA TAMBÉM: ELA: veja sintomas da doença que matou o namorado de Sandra Bullock

CHÁ DE BANANA

Um dos aliados na jornada de emagrecimento é o chá. Nas últimas semanas, o delicioso chá de banana caiu no gosto das pessoas e está bombando na internet.

Muitas pessoas que já fizeram a receita afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. Além de diminuir vários quilinhos!

Segundo a nutricionista Talita Perosa, a fruta é bastante saudável e pode usar sem medo. Muita gente deixa de comer o alimento por conta do carboidrato, mas Talita nega a prática.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

"Desde quando a gente não pode comer carboidrato? Eu fico chocada com o terrorismo nutricional, com o medo que as pessoas estão com a comida", contou.

LEIA TAMBÉM: Mesmo sem lactose, leite e whey com caseína podem fazer mal; veja o que é

De acordo com a doutora, muitas pessoas que já tomaram o chá afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. "A banana é riquíssima em magnésios, potássio, fontes de complexo B, triptofano... É uma excelente aliada para a TPM, para quem pratica esporte".

A especialista afirma que o melhor horário para se tomar o líquido é no fim do dia, porque traz o relaxamento, ajudando a ter uma boa noite de sono. Além disso, o chá de banana ajuda a reduzir o inchaço.

"Você vai ter todos os benefícios da banana sem as calorias, porque você não come a banana, você toma o chá", explicou Talita.

LEIA TAMBÉM: Veja tudo o que você precisa saber sobre a abdominoplastia

Existem algumas pessoas que orientam a colocar gengibre, canela ou cravo. Caso você coloque esses ingredientes, a profissional recomenda que o chá seja tomado até às 14 horas, no máximo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Uma alternativa é tomar 300 a 500 mililitros (mL) pela manhã em jejum. No entanto, para ter os benefícios do sono e relaxamento, é indicado tomar o chá somente com banana depois das 15 horas.

LEIA TAMBÉM: Sinusite: catarro pode dar sintomas da doença que Joelma tem. Mas mata? Entenda

De acordo com a nutricionista, com uma dieta equilibrada, qualquer chá favorece o emagrecimento. "Comer um Big Mac, uma Coca-Cola, mais batata frita e tomar o chá de banana vai ajudar no processo de emagrecimento? Não vai", disse.

O chá milagroso pode ser feito com qualquer banana. O primeiro passo é higienizar a fruta e lavar bem, pode até mesmo usar uma bucha. Tire o excesso de água e retire as duas pontas. Logo depois, corte toda a banana em rodelas finas.

Em seguida, coloque-as para ferver por 10 a 15 minutos em uma panela com 1 litro de água. E pronto! Está pronto o seu chá milagroso!

LEIA TAMBÉM: Cooktop a gás, de indução ou elétrico? Veja tipos e qual é o melhor fogão

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.