Fórum debate uso da inteligência artificial na saúde; confira a programação
Um dos destaques do fórum sobre esse assunto é a participação de Patrícia Deps, médica dermatologista pesquisadora da Sociedade Israelita Albert Einstein e da Ufes
O Fórum Conectando Quem Produz Saúde, evento pioneiro no Espírito Santo, promete se tornar referência no diálogo, fortalecimento de parcerias e discutir os entraves e perspetivas do setor. Entre alguns dos temas discutidos está a utilização da inteligência artificial na saúde.
Um dos destaques do fórum sobre esse assunto é a participação de Patrícia Deps, médica dermatologista pesquisadora da Sociedade Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no painel Inovação e Saúde.
"A inteligência artificial (IA) é utilizada numa enorme variedade de recursos na área da saúde, mas vou falar especificamente sobre a utilização de algoritmos para antecipar o diagnóstico do câncer de pele, bem como na avaliação da retinopatia diabética, do acidente vascular cerebral e isquemia coronária, da tuberculose e da microcefalia congênita causada pelo vírus Zika", destaca.
Patrícia revela que está particularmente envolvida no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para a deteção precoce do melanoma e de outros cânceres de pele mais comuns.
"A IA analisa pormenores de lesões que, de outra forma, poderiam passar despercebidas aos médicos, especialmente aos não especialistas, o que pode salvar vidas e recursos. Embora alguns estudos refiram a elevada sensibilidade e precisão da IA no diagnóstico dos cânceres de pele, é importante notar que ainda não sabemos como estes algoritmos se comportarão no mundo real. Pretendemos ainda avaliar a sua eficiência, aplicabilidade, aceitabilidade e confiabilidade por parte dos profissionais que irão utilizar estes recursos", pontua.
O estudo a que ela se refere vem sendo desenvolvido pelo Projeto Banco de Imagens Médicas. Este projeto multiprofissional é resultado de uma parceria entre a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
"Por ter uma interface consolidada com a Bioética, a Ética Médica e a Relação Médico Paciente, provoco uma discussão sobre esses aspectos dentro da perspetiva de que a IA, se bem utilizada, pode ser um potencial auxiliar dos profissionais de saúde, no sentido de complementar, ampliar e agregar a inteligência humana", complementa Patrícia.
O fórum de saúde será realizado nesta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Vitória. O evento será o momento de maior discussão de saúde no Espírito Santo e reunirá CEOs e investidores da área da saúde, além de representantes de instituições como Senac, Sebrae, Deloitte, Unidas, Hugb e Harvard.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A organizadora do evento, Alice Sarcinelli, destaca que o evento consegue alcançar o objetivo que é trazer a cadeia produtiva do setor no Espírito Santo.
"Não apenas com o capital, mas de outros nichos, como por meio do networking, com os fornecedores. Queremos melhorar a saúde da saúde, o fórum impulsionará", explica.
Programação completa
Manhã
08h - Credenciamento
08h30- Café Networking
09h- Solenidade de Abertura
09h30- Palestra de abertura
Com o diretor Regional, Richardson Schmittel
Tema: Saúde em números: dados das grandes empresas
da área da saúde do Espírito Santo
10h30- Painel Oportunidades e entraves no setor da saúde no Espírito Santo
Moderadora: diretora executiva como moderadora, Alice Sarcinelli
Painelistas: André Coimbra - Diretor Financeiro com o Panorama LMC Hospital
- Thiago Pancini - Diretor com o Panorama GRUPO SANTA CASA
- Marcia Gabriella Mulle - Diretora Executiva com o Panorama ODONTOSCAN
- Amanda Bassan - Gerente Executiva com o Panorama UNIDAS
11h45- Conferência Nacional DELOITTE
Com a Sócia da DELOITTE Fátima Pinho
Tema: Saúde em números: panorama nacional
Tarde
14h - Credenciamento
14h30 - Conferência Nacional
Tema: Panorama da Saúde Superior
Moderador: o diretor-executivo Luiz Sobral Vieira Júnior
Com o Consultor Jurídico Nacional, José Luiz Toro da Silva da UNIDAS AUTOGESTÃO EM SAÚDE
15h30 - Painel Inovação e Saúde
Moderadora: líder em inovação Anna Paula Oliveira
Painelistas:
-Fabrícia Forza- Subsecretária de Assistência em Saúde da Prefeitura de Vitória
Tema: Gestão Pública e Inovação
-Lucas Fernandes Leal - docente do Centro Universitário Faesa
Tema: Educação em Saúde e Inovação
-Patrícia Deps - pesquisadora da Socieadade Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Tema: Inteligência Artificial na Saúde
16h30- Café Networking
17h30 Encerramento
LEIA TAMBÉM: Mulheres podem perder mais postos de trabalho para IA que homens, diz estudo