/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Queimou? Entenda por que as receitas caseiras não são indicadas no tratamento

Em casos de queimadura, não se deve usar nenhum tipo de produto em cima do ferimento

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Todo mundo conhece ou já usou alguma receita caseira quando acontece algum acidente em casa relacionado à queimadura. O que muitos não sabem é que esses produtos podem agravar ainda mais o problema.

As chamadas receitas caseiras estão na Internet e uma rápida busca é possível encontrar diversas delas. No entanto, a médica Sayonara de Jesus explica que em casos de queimadura, não se deve usar nenhum tipo de produto em cima do ferimento.

A especialista reforçou que produtos como pasta d'água, pasta de dente, café, açúcar ou manteiga, comuns em receitas caseiras para queimaduras, jamais devem ser utilizados nos ferimentos, ´isso porque, há o risco de agravar a situação.

"Nessas horas, o indicado é lavar o ferimento com água corrente e procurar imediatamente um pronto-socorro. Essas substâncias podem causar sérios danos à pele e ainda dificultam o tratamento quando a pessoa chega no hospital", destacou a especialista.

Veja o que não fazer em casos de ferimentos e queimaduras:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Passar manteiga, pó de café, açúcar ou creme dental, por exemplo. Muitas são as soluções caseiras indicadas erroneamente para melhorar a dor de uma queimadura ou para interromper o sangramento de uma lesão.

Além disso, soma-se à lista de atitudes para não adotar em caso de feridas e queimaduras: 

- tocar no machucado com as mãos sujas;

- furar as bolhas de uma queimadura;

- descolar tecidos que estão grudados na queimadura;

- tentar retirar corpos estranhos do ferimento.

Mas afinal, o que devo fazer em casos de queimaduras e feridas?

Quando uma ferida não é profunda e também não é extensa - como em casos de arranhões e demais machucados que não deixam as camadas mais profundas da pele expostas - a primeira recomendação é higienizar a região com água e sabão para eliminar corpos estranhos, substâncias e qualquer microrganismo que possam ficar no local da lesão e causar uma maior irritação ou infecção.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.