/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Procura por cirurgia de explante de silicone aumenta entre as mulheres

A colocação de próteses ainda representa 15,8% de todos os procedimentos estéticos, porém ocorreu uma diminuição no interesse de 3,6% - entre 2018 e 19 e no mesmo período, crescimento de 10,7% na retirada do silicone

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Pixabay
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Se há algum tempo atrás, era comum mulheres fazendo cirurgias para o aumento dos seios através do implante de silicone, na atualidade cirurgiões têm percebido uma mudança. Elas estão retirando o silicone. 

Segundo o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Humberto Pinto, em seu consultório a procura por explantes mamários aumentou 50%. “É nítido a procura de mulheres por retirada de silicones antigos”, afirma o médico.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), a colocação de próteses ainda representa 15,8% de todos os procedimentos estéticos, porém ocorreu uma diminuição no interesse de 3,6% - entre 2018 e 19 e no mesmo período, crescimento de 10,7% na retirada do silicone.

Aumenta a busca por seios naturais

Para Dr. Humberto, além das mulheres estarem retirando silicones antigos, com tempo médio de duração de 10 anos, e colocando próteses mais modernas, muitas mulheres estão optando pelos seios naturais. 

“Não que a vaidade tenha sumido, elas apenas estão se sentindo mais confortáveis com suas próprias mamas”, relata. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, Humberto explica que “a procura por próteses menores também tem ocorrido mais do que tamanhos maiores, como antigamente”.

O médico também lembra que além da cirurgia pela estética, existem as cirurgias por necessidade. “No caso do câncer de mama, precisamos realizar uma reconstrução mamária com implante de silicone”, finaliza o cirurgião.

Decisão deve levar em consideração saúde física e emocional

Para o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Jefferson Vaccari, a paciente tem que decidir o que for melhor para sua saúde, tanto física como emocional. 

"Se a prótese não combina mais com o estilo de vida e a vontade dela, o ideal é procurar um profissional devidamente preparado para retirar o implante com segurança", diz ele.

"No geral, é possível usar a mesma cicatriz do implante para remover a prótese. Para evitar flacidez, podemos enxertar gordura e utilizar técnicas que possam satisfazer os desejos da paciente", afirma.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.