/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Passar todo o expediente de trabalho sentado representa sérios riscos a saúde

Veja algumas orientações para lidar com o sedentarismo no trabalho

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Passar muitas horas seguidas sentado é algo comum no dia a dia de muitas pessoas, mas pode afetar a saúde, por este motivo, é preciso estar em alerta  para mudar alguns hábitos e atenuar os efeitos do sedentarismo no trabalho.

O simples fato de passar todo o expediente sentado já representa um risco à saúde em diferentes níveis, independentemente de fazer ou não exercício físico em outro momento do dia. Portanto, se esse for o seu caso, recomendamos que você siga estas diretrizes para melhorar a situação e minimizar os riscos.

Como o sedentarismo no trabalho nos afeta?

Algumas consequências são mais evidentes , como dores nas costas e no pescoço, tensão muscular em toda a região lombar e até contraturas. Mas há outras consequências que, até agora, não haviam sido tão valorizadas, já que seus efeitos podem aparecer a longo prazo.

Passar muito tempo sentado está associado a um risco aumentado de algumas doenças como: obesidade, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, aumento da resistência à insulina e distúrbios lipídicos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A preocupação das autoridades com essa realidade é tanta que foi publicado um guia especializado sobre o tema, escrito no Reino Unido. Este guia contém recomendações para pessoas que têm um trabalho sedentário. Algumas das diretrizes que ele recomenda seguir são as seguintes:

- Passe pelo menos 2 horas do total do seu expediente em pé. Se possível, esse tempo deve ser aumentado para um total de 4 horas por dia.

- Os trabalhadores devem se levantar da mesa de tempos em tempos e fazer uma caminhada curta.

- As empresas devem facilitar o uso de mesas com as quais os trabalhadores possam trabalhar em pé e sentados. Dessa forma, é possível alternar a posição e atingir o total de 2 horas por dia ou mais em pé. Essas mesas já são comuns nos países nórdicos, por exemplo.

- Use as escadas sempre que possível.

- Faça alongamentos e rotações para afrouxar as articulações principais e evitar desconforto e futuras lesões.

Trabalho sedentário

É importante mudar de posição durante o expediente no escritório.

O que mais podemos fazer durante o dia?

Como vimos, os efeitos negativos de ter um trabalho sedentário não são compensados ​​pelo exercício físico que podemos fazer fora do expediente. No entanto, para um grande número de pessoas, o problema do estilo de vida sedentário vai muito além do trabalho. Atualmente, a falta de atividade física é uma realidade muito presente, mesmo nos momentos de lazer.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

- Portanto, devemos agir durante e fora do expediente. Com alguns pequenos gestos diários, podemos tornar nosso dia a dia mais ativo:

- Desloque-se a pé sempre que possível, incluindo ir e vir do trabalho. Se as distâncias a percorrer forem muito longas, priorize o uso do transporte público em detrimento do veículo particular.

- Se você usa transporte, pode aumentar um pouco a distância a pé, descer uma parada antes ou estacionar o carro um pouco mais longe do seu destino.

- É uma boa ideia encontrar momentos para praticar exercícios físicos. Isso pode ser em casa, em uma academia ou ao ar livre. Além disso, se o exercício for bem planejado, algumas sessões curtas de 15 minutos já podem ser muito benéficas.

- Por fim, durante o tempo que passar em casa ou em lazer, não fique muito tempo sentado ou inativo.

Adaptar a dieta ao nível de atividade

A alimentação é um dos bons hábitos que precisamos modificar para combater os efeitos do trabalho sedentário.

Dieta e exercício físico são dois dos pilares do nosso estado de saúde. Se a mudança no nível de atividade física durante a jornada de trabalho for difícil de implementar, devemos colocar um pouco mais de ênfase na dieta para compensar. Afinal, o objetivo principal é reverter o estilo de vida sedentário.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Devemos comer bem e adaptar a dieta ao nosso nível de atividade diária. Não estamos falando de “fazer dieta” no sentido de restringir a nossa ingestão calórica. No entanto, as necessidades de energia são diferentes com um trabalho sedentário e com um trabalho mais ativo.

As diretrizes alimentares que devemos adotar são:

- Baseie a dieta diária em alimentos frescos, especialmente vegetais, legumes e frutas. Eles são leves e, ao mesmo tempo, nos forçam a mastigar por um longo tempo, o que aumenta a sensação de saciedade.

- Consuma fontes de proteína de qualidade, como ovos, carne magra, peixe ou tofu. Os músculos ainda precisam dela, mesmo que não nos exercitemos. Elas não podem faltar no almoço e nem no jantar.

- Ajuste a quantidade de carboidratos ao nível de atividade física.

- Opte por frutas e iogurtes naturais como sobremesa e como lanches entre as refeições.

- Beba principalmente água, deixando de lado bebidas energéticas, refrigerantes e sucos de frutas industrializados.

Pequenos gestos são importantes para vencer o sedentarismo no trabalho

Para ter um bom estado de saúde, a atividade física é tão importante quanto a alimentação, o descanso e o bem-estar emocional. Talvez não possamos mudar a natureza do nosso trabalho, mas podemos introduzir pequenas mudanças que minimizem os efeitos negativos do sedentarismo.

*Com informações do Portal R7 / Melhor com saúde

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.