/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Não usar fio dental pode levar à perda de dentes, afirma cirurgião dentista

O especialista Gustavo Menegucci explica que falta de limpeza adequada pode levar à inflamação da gengiva, o que pode se tornar grave, com perda dentária

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Conhecido como ‘Mágico da Ortodontia’, o especialista Gustavo Menegucci explica que falta de limpeza adequada pode levar à inflamação da gengiva, o que pode se tornar grave, com perda dentária.

Não apenas escovar os dentes após as refeições, principalmente antes de dormir, é suficiente. Escovar da forma correta, usar sempre o fio dental e visitar regularmente o dentista é o que garante saúde bucal. O cirurgião dentista Gustavo Menegucci explica que a falta de higiene e de acompanhamento odontológico podem gerar doenças graves e até a perda dos dentes.

“Observamos em inúmeras das vezes que o problema se iniciou como gengivite, pela falta de fio dental e escovação correta, avançou ao estágio de periodontite, o que pode levar à perda de vários dentes, até perda total”, alerta.

Menegucci destaca que a periodontite pode ser genética e que já tratou de pacientes nesta condição, “em alguns casos são hereditários, porém pode ser controlado com visitas regulares ao dentista”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No entanto, muitos casos poderiam ser evitados com cuidados diários, “acomete mais pacientes com dificuldade na higienização e que não visitam o dentista”. Para quem sofre dos estágio mais graves, não resta alternativa a não ser colocar implantes ou próteses para substituir os dentes.

Por ser algo ligado ao acúmulo de placa, raramente atinge os mais jovens, “com o passar dos anos, o acúmulo de placa deve ser controlado pelo profissional”. Os sintomas são gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis, muitas vezes a pessoa apresenta mau hálito e até sangramentos. Nem sempre há dor, o que pode levar o paciente a procurar ajuda em situações extremas. Somente o profissional poderá curar, fazendo a limpeza adequada e receitando remédios.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.