Passou dos 30? Veja às atividades físicas fundamentais para a idade
Musculação é a principal. Garante a manutenção da massa magra e protege as articulações, que ficam mais suscetíveis com a chegada da idade.
Manter atividade física regular é uma regra básica para quem quer qualidade de vida e também para aqueles que querem garantir um envelhecimento saudável e ativo. Praticar atividade física frequente, e principalmente a musculação, é fundamental a partir dos 30 anos, isso porque é nessa idade que começa a acontecer a redução da massa magra, ou seja, "perda" de músculos.
De acordo com o educador físico Jhonny Costa, nos homens saudáveis, a massa muscular começa a declinar a partir dos 30 anos e essa perda é acelerada a partir dos 50 anos de idade, principalmente quando se trata dos membros inferiores.
“Este declínio ocorre gradualmente. É neste momento que os exercícios, principalmente os de força, como a musculação assumem uma função fundamental, que a de promover a manutenção dos nossos músculos, que vai nos ajudar a garantir qualidade de vida quando estivermos idosos”, disse.
O educador físico destaca que este é um processo natural, e que todos nós vamos perder massa muscular com a idade, mas a grande diferença está na taxa de perda. “Homens que praticam atividade física perdem menos massa magra do que pessoas ociosas. Nunca é tarde para iniciar uma rotina de exercícios. Os benefícios da prática regular de exercícios em idosos estão diretamente associados ao menor risco de morte e independência funcional”.
Quanto mais massa muscular uma pessoa adquirir enquanto jovem, menores serão os efeitos da perda em idade avançada e, mais protegida estão as articulações e mais independência motora a pessoa terá. “A massa magra protege toda a nossa estrutura, ou seja, ossos e articulações. Ela precisa de manutenção e cuidado ao longo da vida para evitar a sarcopenia, que a perda de massa na idade avançada”, explicou o especialista.
Além dos exercícios de força, também é interessante que acima dos 30 anos, as pessoas realizem atividades aeróbicas, como andar de bicicleta, esteira e atividades esportivas pelo menos 2 vezes na semana. “Além dessas atividades contribuírem para o bem estar, pois trabalham na liberação dos bons hormônios, elas contribuem com a saúde cardiorrespiratória e com a manutenção do peso”, finalizou.