/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Já ouviu falar de pessoas assexuais? Condição afeta até 3% dos homens e 8% das mulheres

São pessoas com orientação sexual caracterizada pela ausência de interesse por sexo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Cerca de 2,5% dos homens e 7,7% das mulheres entre 18 e 80 anos são assexuais
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Você sabe o que é uma pessoa assexuada? Calma! Não é alguém com doença, e apesar de raras, as pessoas assexuadas existem! A assexualidade corresponde a uma orientação sexual caracterizada pela ausência de interesse por sexo. É isso mesmo, pessoas assexuadas, apesar de apreciar a intimidade, não sentem necessidade de praticar o ato sexual.

Uma pessoa assexual é capaz de amar e se envolver emocionalmente com um parceiro. Elas namoram e até casam, mesmo sem qualquer contato sexual. 

A ginecologista obstetra e sexóloga, Lorena Baldotto explica que o quadro pode parecer estranho, mas existem pessoas que convivem tranquilamente com isso. "O indivíduo simplesmente não sente atração sexual por outra pessoa, independente do sexo", disse. 

Baldotto comenta que apesar de no primeiro momento essas pessoas acreditarem que têm algo de errado com elas, como deficiência hormonal, elas acabam descobrindo que não, que é normal. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Cerca de 2,5% dos homens e 7,7% das mulheres entre 18 e 80 anos são assexuais, de acordo com o Programa de Estudos da Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o ProSex-IPq. 

"É importante ressaltar que os assexuais podem tranquilamente manter relacionamentos afetivos e até mesmo ter relações sexuais ou se masturbarem, porém em menor frequência. Parece complicado? De fato, explicando assim parece complicado, mas, quem acredita que essa é sua orientação sexual ou tem qualquer dúvida em relação a isso, deve procurar um profissional, como um terapeuta sexual para ajudar a identificar o quadro e assim a pessoa ficará mais confortável consigo mesmo", sugeriu a médica. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.