/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Família doa córneas de idoso que faleceu vítima de câncer de colón

Atualmente, 192 pessoas aguardam na fila por um transplante de córneas, no Espírito Santo.

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: HECI
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea. 

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) já comemora uma pequena vitória na captação de córneas de 2019, em relação a 2018: o número foi igualado na sexta-feira, 9 de agosto, com o falecimento de um senhor de 70 anos, vítima de câncer de colón.

“A família tão logo soube do óbito, manifestou vontade de doar e devido a patologia dele, só pode ser feita a captação das córneas, o que já é considerado um sucesso por nós da Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT)”, disse a enfermeira Tamara Pagotto, responsável pelo setor.

Durante todo o ano de 2018, foram feitas 11 captações de córneas no Hospital. 

Segundo a enfermeira Tamara, esse número só não foi maior porque algumas pessoas ainda desconhecem o assunto ou as intenções do ente falecido. “Antigamente vinha expressa em documentos como o RG ou a carteira de motorista. Isso não existe mais, então é importante que o paciente manifeste isso para a família enquanto ainda se está vivo”, comenta Tamara.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Atualmente, 1.176 pessoas aguardam na fila por um órgão no Espirito Santo, desses 192 esperam por novas córneas. O próximo mês, é marcado pelo Setembro Verde: 30 dias de incentivo e esclarecimentos sobre a doação de órgãos.

Entenda

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho (para exemplificar, podemos compará-la ao vidro de um relógio ou a uma lente de contato). Se a córnea se opacifica (embaça) a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perder a visão. Os transplantes permitem que essas pessoas recuperem a visão.

Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um botão central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.