/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Prefeitura de Linhares inicia processo de informatização das unidades de saúde

A proposta vai interligar em um único sistema as unidades de saúde, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos e a Central de Regulação de Linhares

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
O projeto visa, na sua primeira etapa, informatizar as três unidades do bairro Interlagos, além do Aviso, Conceição e Jardim Laguna.

Buscando humanizar os serviços de saúde do Município, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar já no segundo semestre deste ano o processo de informatização do sistema de gestão das unidades. 

A mudança visa a economia de recursos, celeridade e eficiência no atendimento aos usuários da rede municipal de saúde, dando adeus ao modelo analógico atual (papel e caneta) para seguir caminhando na era digital. A proposta vai interligar em um único sistema as unidades de saúde, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos e a Central de Regulação do Município.

O projeto visa, na sua primeira etapa, informatizar as três unidades básicas de saúde localizadas no bairro Interlagos, além das unidades dos bairros Aviso, Conceição e Jardim Laguna. A proposta será estendida às demais unidades localizadas entre a sede e o interior do Município. “Além de aumentar o controle da própria gestão, a ferramenta vai contribuir para o controle social, reunindo todo o histórico do paciente como prontuários, receitas médicas e exames.”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Outro exemplo do controle está nas unidades onde possuem farmácias satélites. “Passamos a ter um maior domínio sobre os medicamentos. Antes da ferramenta era muito comum ter furo no estoque. Além do mais, se um medicamento está prestes a vencer, podemos transferi-lo para outra unidade a fim de atender o paciente de outra localidade, evitando perdas e cumprindo com nossa missão”, explicou o secretário.

Uma das coordenadoras do projeto de informatização das unidades de saúde, Paula Cristina Très, explica que todos os consultórios, salas de exames e de procedimentos, departamento médico e acolhimento serão interligados a um servidor que será montado na sede da secretaria, armazenando os dados dos usuários do município num banco único, onde todos os prontuários físicos, existentes até o momento, serão transformados em prontuários digitais com todo histórico do paciente, além das suas passagens pelo sistema municipal de saúde.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“As informações serão armazenadas em bancos de dados confiáveis e poderão ser acessadas pelos profissionais sempre que necessário”, destaca Paula. Ela explica que a ferramenta possibilita, por exemplo, a busca ativa de pacientes faltosos, alerta para interações medicamentosas ao cadastrar uma nova prescrição e, em nível de gestão, garante dados mais precisos para orientar o planejamento das ações necessárias em cada uma das unidades.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon defende o fortalecimento da Atenção Básica como fundamental para a qualificação de toda a rede de atenção integral à Saúde. Ele reforça que o local estratégico, inclusive para reduzir a sobrecarga do Hospital Geral de Linhares (HGL), é a Atenção Básica. “Queremos qualificar o atendimento mais próximo da casa das pessoas e contribuir, assim, para a mudança no modelo de atenção à Saúde O uso de tecnologia da informação qualifica o cuidado. O prontuário eletrônico viabiliza o registro e o acesso ao histórico de cada usuário da rede municipal de saúde", destaca.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.