/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Onde dói? Confira o ranking das dores que mais afetam brasileiros

Dores lombares, nas costas e nas articulações também entram no ranking de dores mais comuns sentidas por homens e mulheres

Redação Folha Vitória
audima
audima
Sociedade Brasileira de Cefaleia indica que 13 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeças diárias.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

É comum as pessoas sentirem repentinamente em algum momento da vida determinado tipo de dor no corpo. Dores de cabeça, na lombar, nas costas e articulações estão entre as principais dores mais comuns sentidas por homens e mulheres, podendo ocorrer em qualquer idade.

Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia indicam que 13 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeças diárias. De acordo com o neurologista Fábio Fieni, os idosos apresentam queixas de dor com mais frequência. “Com o decorrer dos anos, o corpo vai passando pelo processo natural do envelhecimento e o agravante é que qualquer dor tende a ser mais recorrente e intensa, podendo limitar uma série de tarefas que antes eram fáceis de realizar”, explicou.

Mas, naturalmente, a dor não é culpa apenas da idade. Uma série de fatores, incluindo doenças associadas como artrose, artrite, problemas na coluna, alterações vasculares, bem como persistentes posturas inadequadas e sedentarismo interferem na frequência e na intensidade das dores. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O ortopedista especialista em coluna vertebral, Charbel Jacob Junior informa que atualmente as queixas de lombalgia vem sendo apresentadas nos consultórios médicos com a mesma frequência das dores de cabeça, sendo essas, as principais queixas dos pacientes.

As más posturas estão associadas com a utilização de recursos tecnológicos e contribuem para o surgimento da lombalgia. "O uso de Smartfones, tabletes e computadores contribuem para a má postura. E a prática de exercícios físicos intensos de forma inadequada e sem acompanhamento de um profissional comprometem o bem estar-físico", completou Charbel.

A postura também deve ser observada no trabalho e no dia a dia em geral. Recomenda-se sentar em cadeiras que não reclinem para trás e que tenham apoio para os braços. As costas devem ficar bem apoiadas e os pés totalmente encostados no chão. As pessoas que trabalham com o computador precisam colocar a tela na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Pessoas que mantêm posturas inadequadas frequentemente apresentam sensações momentâneas de formigamento que acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo. 

Além disso, uma barriga acentuada também pode indicar má postura. “A presença de dor no pescoço e dores de cabeça também podem ser indicativos de posturas inadequadas. Quem anda olhando para baixo tende a desenvolver dores no pescoço. Andar com a cabeça voltada para frente, sem olhar muito abaixo e nem acima da linha que vai do ouvido até o nariz, pode contribuir para melhorar a postura”, explicou o neurologista. 

Dicas para a prevenção das dores:

Pratica de exercícios reconhecendo seus limites;
Alimentação saudável;
Sono regulado;
Realizar exercícios laborais e alongar uma vez ao dia;
Para quem trabalha sentado. Recomenda-se levantar por alguns segundos a cada 40 minutos.

Ranking das dores:

1- Cefaleia;
2- Lombalgia;
3- Costas;
4- Articulação;






 





/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.