/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Oito em cada dez pessoas que têm câncer de cabeça e pescoço foram ou são fumantes

Além do tabagismo, especialistas chamam a atenção para o consumo de álcool, que também aumenta o risco de desenvolvimento da doença

Redação Folha Vitória
audima
audima
Pessoas que fumam tem 20 vezes mais chances de desenvolveram câncer. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

De acordo com um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), oito em cada dez de seus pacientes acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço já foram ou são fumantes.

O dado ressalta a importância de se evitar o tabagismo, que pode aumentar em até 20 vezes os riscos de uma pessoa saudável desenvolver a doença, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Ainda conforme dados do Icesp, o consumo de álcool também está presente em 50% dos casos de câncer de cabeça e pescoço, e a combinação entre o cigarro e a bebida pode aumentar o risco de tumores em até cem vezes.

A rádio-oncologista, Anne Karina Kiister Leon afirma que o diagnóstico precoce é um dos principais aliados no combate à doença.

“Além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, é fundamental que todas as pessoas fiquem atentas a alguns sinais que podem indicar a presença desse tipo de tumor”, diz Anne Karina Kiister Leon.

Sintomas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Manchas ou feridas nos lábios e na boca que não somem em até duas semanas, machucados causados por próteses dentárias mal ajustadas, rouquidão permanente, dificuldade de engolir e nódulos no pescoço são sintomas que não devem ser ignorados, segundo a rádio-oncologista.

“Os cânceres que acometem a cabeça e o pescoço muitas vezes podem ser vistos a olho nu. Por isso, é necessário manter uma observação cuidadosa para que, se diagnosticada a doença, o tratamento seja iniciado rapidamente, o que muda o curso do problema e faz com que as chances de cura ultrapassem 70%”, explica a médica.

Câncer de cabeça e pescoço

São chamados de cânceres de cabeça e pescoço os tumores que se manifestam na boca, na laringe e na faringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço.

Para prevenir a doença, além de evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, é fundamental usar preservativos durante as relações sexuais, manter uma alimentação saudável e uma boa higiene bucal e consultar-se regularmente com um dentista.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.